Carregando aguarde...
Itapira, 21 de Novembro de 2024
Artigo
12/06/2012 | Clovis Akira: A Cultura do Respeito ao Idoso
A expectativa de vida no Japão, é uma das mais altas do mundo, em torno de 85 anos de idade para mulheres e 78 anos de idade para os homens. Além disso, é um país onde se concentra o maior número de centenários. São mais de 30 mil pessoas com idade igual ou superior a 100 anos e esse número vem crescendo consideravelmente.
 
Em 2003, o número era estimado em 20 mil pessoas centenárias. O segredo para essa longevidade toda, com certeza, é devido à alimentação, que é mais saudável e menos industrializada que a dos países ocidentais. Outro fator é a qualidade de vida que o Japão oferece aos seus cidadãos, e também o grande respeito e o tratamento que os idosos têm por parte dos mais jovens.
 
O respeito aos mais velhos faz parte da tradição milenar japonesa, uma cultura que vem de berço, quando as crianças aprendem com os pais a reverenciar e respeitar a opinião dos avós.
 
E essa cultura segue para todos os segmentos da sociedade; nas escolas, o respeito aos mestres é uma coisa sagrada, os professores são muito valorizados pela sociedade, tendo sua importância reconhecida como fundamental na formação da criança.
 
Nas indústrias, a hierarquia é soberana, seguindo a escala superior, o respeito ao líder mais experiente é uma norma rígida nas empresas, que todos seguem ao pé da letra. Alguns ocidentais consideram essas atitudes como submissão, mas na realidade, isso faz parte da cultura japonesa de ouvir o mais velho, a voz do mais experiente.
 
Após ver o país destruído pela guerra, o povo permaneceu firme, sem desespero, esperando a decisão do seu líder maior, o Imperador, que pediu calma e esforço para reconstruir o país, salientando que, a partir daquele momento, tomando as lições que a guerra trouxe, o Japão tornar-se-ia uma nação pacífica e iria prosperar com o esforço de cada cidadão.
 
A população confiou no seu líder e suas palavras se concretizaram, e hoje, o país é uma grande potência econômica e acima de tudo, pacífica. Aliás, o respeito e a veneração pelo Imperador e pela família imperial, são uma unanimidade, desde a criança até o mais velho, desde o mais humilde cidadão até o Primeiro Ministro, todos sem distinção reverenciam seu líder maior.
 
A cultura do respeito aos idosos é tão enraizada na sociedade japonesa que foi instituído uma data comemorativa. Na terceira segunda-feira do mês de setembro, é comemorado o dia do Respeito ao Idoso.
 
A data surgiu em 1947, quando uma pequena aldeia na província de Hyogo resolveu oficializar a data como forma de respeito e valorização aos anciãos japoneses, que sempre contribuíram para o país com sua sabedoria e seu trabalho.
 
O dia do Respeito ao Idoso é uma data criada exclusivamente no Japão, ao contrário do dia das mães, por exemplo, que foi “importada” dos países ocidentais. Nesse dia, as famílias se reúnem e celebram junto aos seus entes mais velhos.
 
 
Fonte: Clovis Akira

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Clovis Akira
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2129 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções