Conheça as propriedades calmantes, hidratantes, protetoras e anti-irritantes da aveia.
A aveia coloidal constituiu uma inovação, tornando a sua utilização cosmeticamente agradável e realçando as suas propriedades e ações benéficas para a pele.
A Aveia é reconhecida pelas suas propriedades emolientes e suavizantes e, pelo seu efeito hidratante nas camadas superiores da pele, sendo por isso largamente utilizada em cosmética e em dermatologia. A aveia coloidal é o ingrediente chave em vários cosméticos.
Ela é a responsável pelas extraordinárias propriedades emolientes e calmantes, de alta eficácia e tolerância. Este derivado natural bastante rico contém 60% de hidratos de carbono, 13% de proteínas e 9% de ácidos gordos, na maioria, insaturados.
A aveia é assim um super-hidratante, que forma uma fina camada que retém a água fundamental (aquela que é a naturalmente encontrada na superfície da pele), protegendo e acalmando a pele irritada.
Costuma-se acreditar que existe algo mágico na aveia, ela é ancestralmente considerada boa para a pele. No Egito, em 2000 a.C., os médicos descobriram as propriedades emolientes do pó de aveia. Os especialistas reconheceram a sua eficácia e benefícios para aplicação na pele e, através dos séculos, têm utilizado este cereal em cuidados dermatológicos.
A medicina popular europeia prescreve banhos de aveia para peles secas e sensíveis, regiões onde há a sensação de comichão, ardor ou eritema. Esse uso tradicional da aveia como calmante da pele está cientificamente provado, existindo inúmeros trabalhos científicos que asseguram tal ação.
A composição da aveia é rica em ingredientes amigos da pele, como os ácidos avénicos A e B, ácido pantoténico, ácido salicílico, vitaminas B1 e B2, beta-glucanos e uma alta percentagem de aminoácidos, que dão suavidade à epiderme irritada.
Aveia coloidal
A aveia coloidal consiste assim no pó de aveia que foi inicialmente sujeito a uma micronização fria sem qualquer alteração da sua composição, mesmo das vitaminas e microelementos que contém.
Assim, a fração coloidal da aveia torna-se responsável pelas extraordinárias propriedades emolientes e calmantes, pela eficácia e pela tolerância que caracterizam este ativo. Estas propriedades adaptam-se especialmente às necessidades da pele, razão pela qual é considerado um ingrediente dermatológico.
● Capacidade de limpeza
Ao contrário dos sabonetes e produtos de limpeza sintéticos, a aveia coloidal não remove os lipídios da pele e, como tal, não destrói o filme hidrolipídico.
A sua ação elimina as impurezas por absorção e adsorção, através de um processo natural de limpeza exclusivamente físico.
Capta e atrai as impurezas sólidas, tais como as células mortas, os resíduos ambientais e impurezas líquidas, tais como o suor (água e gordura).
● Ação de hidratação
Graças à sua capacidade de reter as moléculas de água, a aveia forma uma fina camada protetora, que retarda a evaporação e proporciona à pele o nível adequado de hidratação. Mas para que a pele apresente o teor de hidratação desejado, é necessário também reforçar o filme hidrolipídico fornecendo gordura.
A aveia coloidal, rica em lipídios insaturados essenciais e outros microelementos, restabelece o filme hidrolipídico ao entrar em contacto com a pele. O resultado final é uma hidratação eficaz da pele.
● Capacidade emoliente
O elevado teor em lipídios insaturados e a presença de hidrocolóides na aveia exercem uma ação lubrificante e emoliente quando em contacto com a pele.
● Ação suavizante
Descongestiona e combate comichão e prurido. A aveia é ideal para ser utilizada na prevenção de alterações cutâneas ou como coadjuvante de tratamentos dermatológicos. Devido às suas propriedades calmantes, a aveia está recomendada no alívio imediato da irritação e da vermelhidão da pele.
As substâncias emolientes e hidratantes são absorvidas, lentamente, nas camadas superiores da pele para reestruturá-la e protege-la. Elas formam uma barreira protetora contra os agentes químicos, absorvendo-os e capturando-os na sua estrutura porosa. Esta ação também neutraliza as substâncias ácidas e alcalinas do ambiente, prevenindo a fermentação bacteriana das impurezas e suor, existentes à superfície da pele.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.