A capsulite adesiva, também chamada de ombro congelado, é um quadro clínico que se caracteriza por dor na região do ombro e limitação articular, ou seja, perda dos movimentos do braço, especialmente elevação anterior, o que dificulta fazermos atividades como pentear o cabelo, etc… Também estão comprometidas, em maior ou menor grau, a rotação lateral, o que dificulta, por exemplo, abrir uma porta, e a rotação medial, que dificulta coçar as costas.
Existem várias causas que podem provocar o aparecimento do ombro congelado, que geralmente acomete adultos na faixa do 40 aos 60 anos de idade. Uma das mais comuns é o diabetes, especialmente naquelas pessoas que tomam insulina regularmente. Outras causas podem ser atribuídas a problemas locais na articulação, como depósitos de cálcio, tendinites ou mesmo à degeneração da articulação. Pode aparecer como consequência de um tempo de imobilização muito prolongado, como tratamento de algumas fraturas na região do ombro. Esta doença também é relacionada com problemas fora da articulação, como pós-operatórios de cirurgias cardíacas ou de mama, ou mesmo tumores como o de pulmão. Cabe ao médico especialista determinar a causa básica para o aparecimento do ombro congelado, e de acordo com esta causa indicar o melhor tratamento para cada pessoa.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.