A organização do 1º Simpósio de Saúde de Itapira, a realizar-se na próxima semana no anfiteatro do IESI/Instituto de Ensino Superior de Itapira, dá início ao projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, criando seu Núcleo de Educação Permanente junto aos colaboradores da pasta. O evento, que visa principalmente a troca de experiências na área, também está aberto a todos os profissionais de saúde do município.
Considerando a necessidade de atualização constante dos conhecimentos, e visando oferecer assistência em saúde qualificada e de qualidade aos usuários, o 1º Simpósio pretende também promover a confraternização entre os profissionais que atuam na área de saúde, ligados diretamente ao atendimento da população.
Na programação do evento, a abordagem de vários temas, como “Motivação, Comunicação e Relações Humanas”, e “Gerenciamento de Riscos”, no dia 24; “Emergências Psiquiátricas” e “Humanização no Ambiente Hospitalar”, no dia 25; “Cuidado Humanizado ao recém-nascido” e “Prevenção e Controle da Infecção Hospitalar”, no dia 26; “Atuação do enfermeiro na assistência pré-natal” e “Alterações Metabólicas e o surgimento das patologias”, no dia 27; e finalizando no dia 28 com as palestras “LER/DORT”, e “Doenças Isquêmicas”.
A abertura oficial do Simpósio será feita pelo prefeito José Natalino Paganinina manhã do dia 24. As palestras ficarão a cargo de renomados profissionais como a enfermeira Marisa Lea Cirelli Zaburrobo e do professor doutor Luís Henrique Wolff Gowdak, do INCOR, da enfermeira Teresinha Passos Gotti, do Hospital Emílio Ribas, do médico do SAMU, Marcel Nunes, além dos profissionais itapirenses, enfermeiros Daniela Sandy Turole, Cristiane Costa e João Paulo Martins de Souza, do médico Carlos Humberto Póvoa, do fisioterapeuta Luiz Ricardo Barricatti, do professor doutor Joaquim Antunes Neto, e da enfermeira Elaine Ribeiro. Além das palestras, serão expostos pôsters das experiências exitosas das enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde itapirenses.