Aproveitando o Dia Mundial do Diabetes – 14 de novembro- o Departamento de Rede Básica da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com os alunos do curso de enfermagem do IESI, promoveu na quinta-feira (14) nas USF/Unidades de Saúde da Família rodas de conversa sobre a doença nas salas de espera, coordenadas pelas enfermeiras encarregadas. Durante todo o dia, os debates esclareceram os participantes sobre a importância do diagnóstico precoce do diabetes, a necessidade da alimentação adequada, a prática de exercícios e, principalmente, a adesão ao tratamento, evitando assim complicações e desenvolvimento futuro de outras doenças.
Os alunos do curso de enfermagem do IESI realizaram ações preventivas nas USF Vila Ilze, Prados, Cubatão e Pé no Chão. Na USF Figueiredo houve a colaboração voluntária da nutricionista Nathalia Aparecida do Nascimento, que abordou o tema “Alimentação saudável e diabetes: cuidados essenciais com a alimentação”. Algumas USF ofereceram também teste de glicemia capilar, avaliação do pé diabético e atendimentos individuais para orientações.
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, estima-se que no Brasil há 12 milhões de pessoas com diabetes e muitas desconhecem essa situação, sendo esta doença a quarta principal causa de mortes por doenças cardiovasculares no mundo. Nos últimos anos, o número de crianças portadoras de diabetes tipo 1 vem crescendo, mas o tipo 2, que era comum em adultos obesos, está se sobressaindo devido à má alimentação e ao sedentarismo, que levam ao excesso de peso.
“É muito importante que os profissionais das unidades insistam junto às pessoas, para a adesão ao programa estruturado de controle da doença existente nas unidades, o Hiperdia”, destacou a secretária municipal de Saúde, Rosa Ângela Iamarino. “Com o tratamento adequado e de qualidade, evitam-se complicações, reduzindo o impacto sobre a pessoa diabética, a família e custos para o sistema de saúde e para a população em geral”, completou Rosa.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.