Longa metragem E a vida continua, tem figuração de itapirenses
Um marco inédito para a cultura de Itapira tanto para a carreira dos artistas e figurantes poderá ser apreciado em breve em todo o Brasil.
O Longa metragem E a vida continua, um romance editado em 1968, e, psicografado pelo médium Chico Xavier, agora vai ganhar as telas de cinema, com a direção do ator Paulo Figueiredo. A estreia nacional do filme será dia 14 de setembro. Em janeiro de 2010, durante tres semanas, atores e figurantes itapirenses estiveram envolvidos no projeto cinematográfico, onde a locação foi o Instituto Bairral e o Hotel Fazenda Esperança.
Os figurantes tiveram contato com grandes atores do meio artístico, dentre eles o próprio Paulo Figueiredo, a protagonista Amanda Acosta, Luiz Baccelli, Luiz Carlos Moraes, Cláudia Mello, Ruy Rezende, Ana Rosa entre outros. O contato foi de extrema importância, pois percebemos nitidamente a diferença entre palco e cinema, frisou Juliana Avancini.
O ator Lima Duarte, que também esteve gravando no município, tem uma participação especial no longa.
As gravações em Itapira iniciaram em 18 de janeiro de 2010, finalizando o projeto no dia 31. Foi a primeira experiência para todos os participantes, exceto para o ex-ator e locutor José Palandi, onde em meados dos anos 70, juntamente com o saudoso Paulino Santiago e grande elenco gravaram uma propaganda televisiva, dentro das dependências da Igreja São Benedito, para o extinto Banco Comind
A produtora e também atriz Rosana Penna é quem fazia o contato direto com a atriz e diretora Juliana Avancini, onde foi a responsável por recrutar os atores locais, acompanhando-os nas gravações, que levavam cerca de 10 horas diárias.
Recebi um convite da Rosana para a pré-estreia que será em São Paulo, dia 10, isso prova o reconhecimento do nosso trabalho. Ela também informou de primeira mão que o filme também terá uma sessão especial em Itapira principalmente para os atores que compuseram o casting. O filme será exibido no anfiteatro do Instituto Bairral, porém as datas estão sendo acertadas entre o produtor Oceano Vieira de Melo e a diretoria.
E a Vida Continua, foi o último romance da série de André Luiz, psicografado por Chico Xavier. Uma história marcada por traições, ódio, desejo de vingança, mas também um testemunho de renúncia e de amor. Evelina e Ernesto lutam para se desvencilhar do rodamoinho de enganos e paixões torturadas em busca do próprio equilíbrio na vida pós-morte. E esse caminho passa pelo reencontro com suas famílias na vida terrena e a necessidade de enfrentar as verdades escondidas. Nessa reaproximação com seus lares, a dor da decepção e dos desencontros só pode ser superada com muita dedicação e amor. E juntos vão batalhar para que seus familiares e seus desafetos possam encontrar o caminho da luz e da harmonia e todos possam trilhar em busca da perfeição.
Participaram da figuração: Juliana Avancini, Elton Pereira, Estella Bosso, Zulmira Bosso, Rosa Rottuli, Roberto Rottuli Pereira, João Augusto Monezi, Lucas Marcati, Luciano Oliveira, Lázara Souza Avancini, Wilson Antonio Avancini, Lourdes De Matteu, José Luiz Palandi, Davi Borges, Ismael Pereira Junior, Alexandre Cezaretto, Zuleica Silva, Cleuza Monezi, Jair Galli, Paulo Pretto, Maria Faraco Borges, Maria Elena Plumari, João Vitor Ferian, Tássia Melo, Taciane Bilatto, Jair Galli, Rafael Rossi, Luiz Pedroso, Ana Flávia Laurindo, Marli Santa Luzia, João Bozzi, José Jânio, Eliana de Lima, Mirelie Lopes, o cantor Hugo Alves, entre outros.
Filme adaptado do livro “E A VIDA CONTINUA”,
de André Luiz, psicografado por Chico Xavier.
Direção e Roteiro: Paulo Figueiredo
Produção: Versátil Digital Filmes e VerOuvir Produções
Produtores: Oceano Vieira de Melo, Sonia Marsaiolli de Melo
e Paulo Figueiredo
Produtores Associados: FEB / VerOuvir / Versátil Digital Filmes
Distribuição Paris Filmes
Coordenação de Produção: Ricardo Parah
Gerência de Produção: Giselle Figueiredo
Produção de Elenco:Rosana Penna
Direção de Arte/Figurino: Liana Obata
Direção de fotografia: Tony Ciambra
Câmera: Bruno Martins e Edson Audi
Som direto: Gustavo Goulart e Geraldo Ribeiro
Sinopse:
A transposição deste romance para a tela põe em destaque o que a obra original tem de mais expressivo em seu conteúdo. Converte a essência de cada trecho literário em cenas vivas, instigantes, de interesse humano inquestionável.
Levado por uma dessas tantas "coincidências" da vida, um homem de cinqüenta anos conhece, em circunstâncias dramáticas, uma jovem de vinte e cinco. Fugitivo de si mesmo, sobrevivente de uma tragédia pessoal que o tempo ensinou a esconder num bem-humorado sorriso, no mesmo instante se encanta por essa moça, que além da frustrada paixão pelo marido infiel nenhuma razão mais possui para continuar vivendo.
Como náufragos à deriva, Ernesto e Evelina juntam forças e esperanças. Mas não só amores e desamores passados os tornam semelhantes. A questão da saúde comprometida pela mesma enfermidade grave, outra "coincidência", lança expectativas sombrias no futuro dos dois. Como investir numa tão promissora amizade que pode acabar sem glória e sem despedida no centro cirúrgico de um hospital? Instala-se a dúvida. E nos poucos dias que os separam de seus destinos curiosamente parecidos, o homem e a mulher que o "acaso" trouxe para um encontro preparam suas almas apostando na Vida mas com um olho na Morte.
No último minuto de proximidade na estância de repouso preparatório para as cirurgias, dizer o quê? Adeus? Até breve?
Na falta de resposta o silêncio foi melhor. Um sorriso e uma mão acenando disseram mais.
Como no Teatro, fechava-se a cortina ao final do Primeiro Ato. O Segundo seria num outro palco, numa nova dimensão, para uma outra platéia. Entenderiam os protagonistas, agora, que a Vida é uma peça de muitos Atos, porém sem fim.
E a Vida Continua....
Filme adaptado do livro “E A VIDA CONTINUA”, de André Luiz, psicografado por Chico Xavier.
Atores principais do filme
AMANDA ACOSTA - Evelina Serpa
LUIZ BACCELLI - Ernesto Fantini
LIMA DUARTE - Instrutor Ribas
ANA ROSA – Lucinda
LUIZ CARLOS DE MORAES - Instrutor Cláudio
RUI REZENDE – Desidério dos Santos
LUIZ CARLOS FELIX – Caio Serpa
ANA LÚCIA TORRE - Brígida
CLAUDIA MELLO – Alzira
ARLETE MONTENEGRO - Sra. Tamburini
ROSANA PENNA – Elisa
RONALDO OLIVA - Túlio Mancini
SAMANTHA CARACANTE – Vera Celina
CESAR PEZZUOLLI – Amâncio
CARLA FIORONI – Enfermeira Isa
PERSONAGENS DO UMBRAL - Guilherme Santana, Lucienne Cunha, Marco Antonelli e Débora Muniz, mais um grande elenco.