Carregando aguarde...
Itapira, 17 de Janeiro de 2025
Notícia
24/10/2012 | ESO será palco do XXI Encontro de Corais de Itapira
 
Encerrando as festividades em comemoração ao aniversário de Itapira, o Coral Cidade de Itapira, mantido pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizará no dia 27, às 20 horas, o XXI Encontro de Corais de Itapira. O evento servirá também para comemorar os 33 anos de atividades do coral. Este ano o encontro acontece em novo endereço, no auditório da Escola Estadual “Elvira Santos de Oliveira”, o ESO.  A entrada é franca.
 
O objetivo do encontro é fazer a divulgação da cultura através do canto coral, proporcionar a população momentos de cultura e lazer com acesso gratuito e fazer troca e intercâmbio de experiências entre coralistas e regentes. Para isso, o Coral Cidade de Itapira, que recepciona as demais corporações de toda a região, vem se preparando desde o início do ano, se reestruturando e diversificando o seu repertório, que irá do erudito ao popular. 
 
Estarão presentes os seguintes corais: 
 
- Coral Cidade de Itapira, fundado em 1979 e registrado no ano seguinte na Federação Paulista de Conjuntos Corais do Estado de São Paulo. O Coral já participou do Mapa Cultural Paulista e participa de diversos encontros de corais e eventos na região e na própria cidade de Itapira. Em 2005, participou de uma gravação da vinheta de Natal do jornal EPTV/Campinas. Desde julho de 1998 tem como regente a maestrina Marcela Cristina Pereira e seu atual presidente é o coralista José Antonio Secolin.  Conta também com a colaboração do pianista Luís Giovelli. O Coral é mantido pela Prefeitura Municipal de Itapira através de sua Secretaria de Cultura e Turismo e conta com a dedicação de seus coralistas e apoio de empresas locais. Atualmente possui 54 integrantes.
 
- COMJA -- Coral Municipal de Jaguariúna. Reiniciou suas atividades em 20 de novembro de 1996, por iniciativa do maestro Antonio Fraga. O COMJA prima por um repertório eclético que vai desde o erudito ao popular. Preocupa-se em interpretar obras de autores nacionais, do nosso folclore, da MPB, porém não se esquecendo das várias obras de compositores e arranjadores internacionais que muito enriquecem o Canto Coral. Tem se apresentado em todo o Estado de São Paulo e também em outros estados como Bahia, na cidade de Cruz das Almas; em Minas Gerais, no Circuito de Corais de Diamantina; em Santa Catarina, no Encanta Blumenau. É mantido pela Prefeitura do Município de Jaguariúna e vinculado à Secretaria de Turismo e Cultura. Desde 1997 representa oficialmente o município no Mapa Cultural Paulista (Projeto da Secretaria de Estado da Cultura). 
 
- Coral Boca Livre, de São João da Boa Vista. Projeto do Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal. Fundado em 2001 pelo regente Estevão Eduardo Ferreira, tem como objetivo dar oportunidade aos amantes da boa música e à pratica do canto coral independente da faixa etária, desenvolver o talento e ao mesmo tempo cultivar a amizade e integração entre as pessoas . O Coral Boca Livre tem participado de eventos sociais e culturais na cidade e região e também de encontros e festivais de corais nacionais e internacionais. Abrilhanta a programação de Natal “FELIZ-CIDADE”, do Departamento de Cultura de São João da Boa Vista e conta hoje com aproximadamente 45 componentes.
 
- Coral Batutinha de Itapira. Projeto em que a música é uma das formas mais expressivas da livre manifestação da alma infantil e, através de várias atividades que se utilizam de música que se desperta o interesse, apura o senso rítmico, desenvolve sua sensibilidade auditiva e sua capacidade criadora. Propicia o descobrimento de novos talentos voltados para a arte, bem como o desenvolvimento de aspectos relevantes à formação dos alunos, sendo a sociabilidade, a disciplina, o controle emocional, a cidadania, a solidariedade, o trabalho em grupo, a difusão cultural, a parte afetiva e cognitiva, a coordenação motora, dentre outros. O Batutinha é um projeto que conta de parceria da Prefeitura Municipal de Itapira, através da Secretaria Municipal de Educação, com a Banda Casa das Artes. Atualmente atende cerca de 600 crianças com Coral, Flauta, Fanfarra, Bate-Lata e Teatro em todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental, sob a coordenação do maestro César Lupinacci.
 
- Madrigal Cantabilis, de Jundiaí. Formado em 1994 pelo Prof. Maurício Martinazzo, com o objetivo de proporcionar aos seus alunos de técnica vocal a prática do canto coral. Inicialmente composto por 16 cantores, com o desenrolar do trabalho e a escolha do repertório foi crescendo até a formação atual de 25 cantores. Possui repertório eclético. A partir de 2012, o coro conta com a regência de Karen Comandulli. A preparação vocal desde a fundação do coro é de Maurício Martinazzo.
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1248 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções