Tornar o final de ano daquelas crianças mais necessitadas mais alegre é uma aposta feita pela a direção da entidade Jovem em Ação ao anunciar que está desenvolvendo um projeto pedagógico denominado “Criança Feliz”, que consiste na montagem de uma espécie de oficina onde um grupo de cerca de 16 aprendizes vem recebendo instruções de como confeccionar jogos educativos utilizando material reciclável.
A professora Adriana Carvalho, coordenadora do projeto, informou que a entidade recebeu donativos de algumas empresas ( Donatti Materiais Elétricos, Casa de Tintas Santa Rita, Depósito Marchioretto, Madereira Natal e Matrio Móveis) que permitiram que a iniciativa deslanchasse. Foram doados madeira, parafusos, cola de madeira, papel cartão, papel contact , Eva( um material emborrachado), elásticos , folhas de serra manual e até tampinhas de garrafa.
O material recebido até agora será suficiente para a confecção de um lote inicial, por isso a direção do Jovem em Ação pede que eventuais interessados possam disponibilizar mais donativos dos materiais usados, inclusive, revistas usadas, que servem para atividades em sala de aula. Estão participando da oficina jovens que integram o Programa de Aprendizagem e Educação Profissional (PADEP), que já frequentam o mercado de trabalho.
Adriana diz que serão fabricados tabuleiros de dama, xadrez, trilha, bingo de sílabas e caça palavras. A psicóloga Eliseia Stringuetti Lamari, disse que além de uma boa ação, estes aprendizes recebem um incremento em seu processo de instrução. “ Eles ( os aprendizes) desenvolvem novas habilidades, trabalham fatores como trabalho em equipe, cidadania e solidariedade”, avaliou.
Perguntada sobre a quantidade de brinquedos que a entidade pretende viabilizar, Adriana informou que isso dependerá fundamentalmente dos donativos que forem destinados. “ Neste estágio inicial temos cerca de 20 deles já em estado bastante adiantado, mas queremos fazer muito mais”, completou. Quem tiver interesse em doar o material necessário pode entrar em contato pelo fone 3843 7979.
Aprendizes desenvolvem novas habilidades com a execução do projeto