Um grupo de 30 aprendizes vinculados ao Jovem em Ação participou no último dia 05 de junho de uma palestra proferida pelo engenheiro Rodrigo Nucci, responsável pela área de segurança no trabalho da empresa IMBIL. O motivo da visita, conforme explicou a professora Adriana Carvalho, foi dar continuidade a um processo de troca de informações para meninos e meninas que já frequentam o mercado de trabalho a respeito das Normas Reguladoras (NR) da legislação trabalhista que falam da questão da segurança no trabalho.
Durante aproximadamente 90 minutos, com início às 15h30, o convidado falou sobre temas que iam da questão da segurança dentro do chamado ‘chão de fábrica’, passando pelos cuidados que se devem ter também no setor administrativo e, finalizando, discorreu sobre a legislação de trânsito. “ São assuntos correlatos e por isso achei uma forma de linkar um assunto no outro. Acho que eles ( aprendizes) assimilaram bem o conteúdo”, comentou o palestrante.
Nucci, de 25 anos, frequentou o Jovem em Ação durante 03 anos, a partir de 15 anos de idade e isso, na sua opinião, o ajudou na hora de programar sua explanação. Engenheiro de Produção recém-formado pela Faculdade de Jaguariúna, ele conta que atua na IMBIL como técnico de segurança no trabalho há seis anos e que deverá em breve assumir novas responsabilidades.
Falou que se sentiu orgulhoso em palestrar para os aprendizes e elogiou a entidade. “ O Jovem em Ação me ajudou na minha formação profissional e pessoal. Entidades como ela são muito importantes para a nossa comunidade”, asseverou.
A psicóloga Eliséia Stringuetti Lamari que atua no Jovem em Ação comentou por outro lado que o convite feito a Rodrigo Nuncci “foi uma enorme felicidade”, lembrando que a exemplo dele muitos outros profissionais se destacam em várias empresas da cidade tendo o Jovem em Ação como base para sua ascensão no mundo profissional. “´
É ótimo divulgar este tipo de trabalho porque mostra para nossos parceiros a importância do trabalho que nós e também a AIPA ( a antiga Guarda Mirim) realizamos em Itapira no sentido de dar um suporte para centenas de jovens, muitos dos quais, certamente, teriam como única opção a este processo de formação profissional, o ambiente da rua”, colocou.
O Palestrante se apresentou na quarta-feira num comovente reencontro com a entidade que o acolheu quando mais jovem