O clima de absoluta calmaria que normalmente reina em todo o perímetro da Praça Bernardino de Campos tem sido quebrado nestes primeiros dias de dezembro por causa da proliferação de barracas que transformaram o local numa espécie de ‘mercadão’ cujos proprietários aguardam ansiosamente o começo das vendas noturnas.
A primeira impressão que fica é que se trata de uma miniatura da Festa de Maio. Até mesmo uma minúscula composição do Unipark está instalada atrás da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha. Até a tarde de sexta-feira a reportagem de A Cidade contabilizou 21 barracas que vendem principalmente produtos comestíveis.
O procurador jurídico do Município, João Batista da Silva, disse que tem sido normal nos anos anteriores o pedido de instalação destas barracas. “O interessado faz o pedido, paga as taxas exigidas e espera pelo deferimento do prefeito”, elencou. Ainda segundo ele, todas as barracas estão em situação regular. “ Talvez neste ano deva existir um número um pouco maior delas, mas de forma alguma o fato se constitui em novidade”, alegou.
O cartorário Paulo Cesar de Oliveira, 41, dono do PC lanches contou que é o segundo ano que investe na instalação no local. “É meu 14º salário”, comparou. Ele explicou que fez o pedido de instalação já no início do ano, argumentando que “a concorrência é grande”. Colocou o filho Paulo Henrique para ajudá-lo e antes mesmo da abertura noturna do comércio o movimento já estava atingindo as expectativas segundo afirmou. Ele também expõe na festa de Maio. “De fato ficou mesmo com um aspecto de Festa de Maio isso aqui”, pontuou.
Daniel França Ferreira de Mello que explora a grife Hara é outra figura fácil na Festa de Maio e não quis nem saber de ficar de fora da exposição na Praça nesse final de ano, pelo segundo ano consecutivo. Acredita que nesta semana que se inicia crepes, sucos e doces que comercializa irão atrair a atenção dos consumidores. “A expectativa é a melhor possível”, comentou. Revelou ainda que vive deste tipo de atividade. “Ao longo do ano a gente arma barraca em diversos eventos. Em alguns dá certo, outros nem tanto”, conforma-se.
A estudante Natiele Godoy, de 19 anos, ajuda o pai Carlos Godoy a explorar uma barraca que tem como principal apelo a venda de Chopp Gelado. “É um produto que costuma atrair a atenção da maioria dos adultos e com este calorão todo fica irresistível”, propagandeou. Ela disse que o Chopp claro é o que tem mais apelo e, em seguida, uma combinação com sabor de vinho, este último preferido das mulheres.
Parceria Social
O empresário Valdir Silveira, da marca Unipark, explicou que instalou um número menor de brinquedos do que desejaria por causa das limitações de espaço. No ano passado ele já havia sido sondado pela Paróquia de Nossa Senhora da Penha para instalar seus brinquedos, mas que as conversas não evoluíram a contento. “Neste ano tivemos uma nova negociação e firmamos uma parceria social, que será boa para todos, principalmente para as crianças”, admitiu.
Natiele: Chopp para refrescar
Paulo Pai e Paulo Filho: 14º salário
Brinquedos do Unipark: parceria em prol das crianças