O Santos recebeu o já rebaixado Figueirense neste sábado (17), na Vila Belmiro, em partida válida pela abertura da antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro e venceu pelo placar de 2 a 0.
Com o resultado, a equipe da Vila Belmiro está na nona colocação, com 49 pontos ganhos. Já o Figueirense, com 30, permanece em penúltimo lugar.
Felipe Anderson bateu falta no começo da partida na barreira. Aos nove minutos, o Figueirense teve chance em cobrança de falta e Rafael conseguiu subir para fazer o corte. A partida começou com as duas equipes tentando criar as jogadas, mas cometiam muitas faltas.
André foi lançado na área aos 18 minutos e acabou desarmado na hora da finalização. Léo, aos 21, bateu falta e Aloísio, sem marcação, usou a cabeça para tentar o arremate, mas a bola passou perto da meta santista. Neymar, logo depois, cruzou na pequena área para Pato Rodríguez arriscar a finalização, sem sucesso.
A movimentação das duas equipes continuava a acontecer, mas as chances de finalizar eram poucas na etapa inicial. Neymar, aos 31, cruzou a bola na área, mas Claudinei fez o corte. O Figueirense respondeu na tentativa de Bruno Nazário, que bateu com perigo contra a meta de Rafael.
O Santos abriu o placar com Pato Rodríguez aos 43 minutos. Felipe Anderson apareceu pela direita, foi até a linha de fundo, tirou o defensor e cruzou para o argentino tocar de letra e marcar o primeiro gol da partida.
No final do primeiro tempo, o Santos teve a chance de marcar o segundo tempo quando Bruno Peres apareceu pela direita e cruzou para Neymar aparecer na segunda trave e tocar de primeira, mas por cima do gol de Thiago.
No começo do segundo tempo, Pato Rodríguez bateu da entrada da área e forçou o goleiro a fazer a defesa. Juan recebeu a bola na área e arriscou o chute por cobertura, porém a bola saiu por cima do travessão. Aos oito minutos, Neymar apareceu pelo meio, passou pela defesa e invadiu a área, mas Thiago conseguiu defender.
Aos 18 minutos, Felipe Anderson chegou com perigo e Thiago fez a defesa. No rebote, o jogador santista não teve problemas para colocar a bola no fundo das redes e aumentar o placar da Vila Belmiro.
Neymar, aos 27, arriscou mais uma vez e Thiago viu a bola passar perto de seu gol. Felipe Anderson, aos 34, bateu falta e Durval cabeceou à direita do gol do Figueirense. O Santos dominava a partida e deixava pouco espaço para as investidas do time catarinense.
Bruno Nazário bateu falta da intermediária e mandou a bola por cima da meta santista. Nos minutos finais, bastou ao Santos segurar a bola para comemorar a vitória.
O Santos enfrenta na penúltima rodada o Corinthians, no clássico paulista da rodada. O Figueirense recebe o Grêmio.
Ficha técnica
Santos 2 x 0 Figueirense
Local: Urbano Caldeira (Vila Belmiro), Santos (SP);
Árbitro: Claudio Francisco Lima e Silva (SE);
Assistentes: Adson Marcio Lopes Leal (BA) e Clovis Amaral da Silva (PE);
Árbitros adicionais: Rodolpho Toski Marques (PR) e Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Santos: Rafael; Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Juan; Pato Rodríguez, Arouca, Henrique e Felipe Anderson; Neymar e André (Victor Andrade).
Técnico: Muricy Ramalho.
Figueirense: Thiago; Léo, Gutti, Américo e Hélder; Jackson, Claudinei (Diogo), Túlio e Bruno Nazário; Deretti (Pottker) e Aloísio (Éber).
Técnico: Fernando Gil
Gol: Pato Rodríguez (SAN) aos 43 do primeiro tempo, Felipe Anderson (SAN) aos 18 do segundo tempo
CA: Jackson, Américo e Gutti (FIG); Neymar, Patito Rodríguez e Bruno Peres (SAN)