A Cia Talagadá – Teatro de Formas Animadas, espécie de “costela de Adão” do Grupo Pirandello de Teatro aqui de Itapira, foi agraciado, segundo informaram seus diretores responsáveis, com uma verba de R$ 50 mil destinada pela Secretaria de Estado da Cultura, dentro do Programa de Ação Cultural (PROAC), cujo objetivo é o de apoiar e patrocinar a renovação, o intercâmbio, a divulgação e a produção artística e cultural no Estado; preservar e difundir o patrimônio cultural material e imaterial do Estado; apoiar pesquisas e projetos de formação cultural, bem como a diversidade cultural; e apoiar e patrocinar a preservação e a expansão dos espaços de circulação da produção cultural.
Segundo Danilo Lopes, João Bozzi e Valner Cintra , da direção da Cia, a premiação foi conferida a seu projeto intitulado “Cabeça Oca” foi premiado para montagem de seu novo espetáculo. O edital ,que contemplava projetos de grupos sediados em cidades com até 500.000 habitantes dentro do estado de São Paulo, teve 63 inscritos, dos quais 10 foram escolhidos, entres eles, o da Cia Talagadá.
Desde o inicio do ano passado seguiram apresentando por diversos espaços o espetáculo “Na Boca do Lixo” o qual foi bem recebido no 9º Seminário e 12º Festival de Teatro de Formas Animadas na cidade de Jaraguá do Sul – SC no mês de outubro, como também o banner apresentando como pesquisa acadêmica. “Tal evento é de grande importância, pois se encontra nele os maiores pesquisadores do país nesta linguagem, proporcionando aprendizado por meio das discussões nos seminários e a troca de experiências entre os grupos nacionais e estrangeiros participantes do festival”, comentou Danilo.
. O projeto de oito meses consiste na montagem do espetáculo adulto de bonecos “Cabeça Oca”, cuja temática aborda, entre outros temas, a alienação humana, além da estreia em Itapira, a circulação por mais 5 cidades: Amparo, Atibaia, Bragança Paulista, Mogi Mirim e Mogi Guaçu.
Ainda segundo os integrantes do grupo também faz parte do projeto uma oficina de dois meses para os itapirenses que se interessarem por essa vertente artística. “Para nós, esse prêmio, além do prazer em montar um espetáculo sem limitações financeiras, mais uma vez é a confirmação da qualidade e seriedade de nosso trabalho, resultado de nossa luta pelo desenvolvimento e valorização artística por dez anos na Cia Teatral Pirandello”, reforçou Danilo.
Com as boas notícias, o grupo teatral acena com novidades para este início de 2013, anunciando a remontagem de “O menino das Estrelas” – adaptação da obra “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry que estreará no final de fevereiro na cidade de São Paulo. “ Trata-se de um espetáculo, o qual, pretendemos trazer para Itapira. Já estamos mantendo negociações neste sentido”, encerrou.
Bozzi ( esqu.) Danilo e Valner, curtem o bom momento vivido pelo grupo
Flagrante de apresentação feita em Jaraguá do Sul (SC) no final do ano passado.