Buscando dar melhores condições para todos os consumidores locais e atendendo orientação do Tribunal de Contas do Estado, o Saae – Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Itapira – irá alterar, a partir de 01 de agosto, as normas para pagamento de contas atrasadas. A partir daquela data, a autarquia, seguindo uma prática já adotada por grandes empresas, irá religar imediatamente a água nas residências em que tenha havido corte tão logo haja a comunicação do contribuinte de que irá quitar os seus débitos. A partir da comunicação ao Saae, o contribuinte terá um prazo de 48 horas para fazer o pagamento na rede bancária ou em outros postos autorizados. Isso porque, a partir da mesma data, o Saae deixará de receber pagamentos em sua sede.
A modificação traz mais tranquilidade para o consumidor, que terá a religação feita quase que imediatamente após a comunicação, ao contrário do que ocorre neste momento. Entretanto, caso o pagamento não seja detectado, a ligação voltará a ser cortada.
Ao mesmo tempo, o Saae deixará de receber as contas em sua sede. Elas somente poderão ser pagas na rede autorizada, como bancos, lotéricas e outros. O presidente do Saae, José Armando Mantuan, lembra que esta medida, além de trazer mais facilidade ao consumidor, atende uma orientação do Tribunal de Contas do Estado. “Existe uma orientação neste sentido, de que os serviços de água em geral não devem mais manter tesourarias em funcionamento em suas sedes. Ou seja, eles não podem fazer o recolhimento dos valores devidos, que devem ser pagos na rede autorizada apenas”, informa. Porém, ele ressalta que, enquanto as contas atrasadas são hoje pagas em apenas um local, a partir de 01 de agosto elas poderão ser quitadas em vários pontos da cidade.
Com as medidas, o Saae também irá alterar o horário de atendimento ao público, que passará a ser das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas. A autarquia permanecerá fechada no horário de almoço exatamente porque a procura por atendimento deverá cair fortemente com as medidas previstas.