Carregando aguarde...
Itapira, 23 de Janeiro de 2025
Notícia
08/12/2014 | “Temos que trabalhar em sintonia com a opinião pública”, afirma o futuro presidente da Câmara Municipal

O vereador Décio da Rocha Carvalho(PSB), o Zé Branco, acabou sendo acla­mado no começo da noite da segunda-feira, 01, como aquele que irá presidir o Po­der Legislativo itapirense a partir de primeiro de janeiro de 2015, em substituição a Carlos Alberto Sartori(PSDB). Seu mandato se estende até 31 de dezembro de 2016.

A condução de Carva­lho ao assento principal da mesa diretora foi por aclamação. Conforme an­tecipa por A Cidade em sua edição do dia 29 de novembro, o grupo situ­acionista chegou com o nome de todos os compo­nentes da mesa diretora fechados.

Como não houve postulação por parte de nenhum outro colega, o cargo de presidente acabou definido por aclamação. O vereador Marcos Paulo da Silva (PRB), o Marquinhos, tinha cogitado colocar seu nome em disputa, mas desistiu e acabou apoiando a indicação de Carvalho, assim como os dois outros nomes da oposição, César Augusto da Silva (PT) e Ra­fael Donizete Lopes (PROS). Marquinhos,contudo, tentou se eleger em um dos cargos da Mesa ainda em disputa - Pedro Tadeu Stringuetti (PPS) também havia sido indicado por aclamação ao cargo de pri­meiro-secretário. Acabou sendo derrotado em duas votações por 7 a 3 para in­dicação do vice-presidente, que ficou com Maurício Casimiro de Lima (PSDB) e de segundo-secretário, perdendo para Luiz Anto­nio Machado (PTC).

Agora ele e os demais colegas de oposição ten­tarão fazer parte das co­missões permanentes, cujo componentes serão escolhidos na primeira sessão de 2015.

Será a segunda vez que Zé Branco ocupará a cadeira de presidente da Câmara de Vereadores. Na primeira oportunida­de, em 1994, o mandato era de apenas um ano. O vereador está em seu sexto mandato, tendo sido eleito pela primeira vez em 1989. Foi suplente de vereador entre 2001 e 2004, tendo retornado ao Legislativo em 2005. No último pleito munici­pal foi eleito com 1.113 votos.

Tranquilo e sorridente, ele atendeu a imprensa logo após o encerramento da sessão extraordinária. Detalhou sua estratégia para ocupar o cargo, di­zendo que flertou, in­clusive, com a oposição. Entre seus planos estão a criação de mecanismos que agilizem os processos de votação e tornem as sessões mais producen­tes. Defendeu mudanças no Regimento Interno se isso for necessário. Falou ainda na construção de um estacionamento para o prédio da Câmara e a respeito de um tema abrasivo, do qual sempre teve opinião formada - contratação de assessores parlamentares para as respectivas bancada - ele foi cauteloso. “Temos que trabalhar em sintonia com a opinião pública”, registrou.

Segundo Carvalho, o atual presidente Carlos Alberto Sartori (PSDB), deixa uma obra importan­te que foi a construção de gabinetes individuais para cada vereador e que na sua opinião, o processo natural seria o da Casa ter assessores para as necessidades dos par­lamentares, mas teme pelas reações que isso venha a ocasionar. “Nosso Legislativo é um dos que menos gasta recursos em toda nossa região. Câmaras Municipais de cidades vizinhas têm tra­dição na manutenção do cargo de assessores parlamentares. Aqui em Itapira existe uma certa resistência. Mas este é um assunto que deve ser examinado e discutido por todos os colegas”, encerrou.

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

705 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções