O Departamento de Trânsito deu início à vistoria de veículos de transporte coletivo nessa sexta-feira, 6, quando a inspeção foi voltada aos 35 táxis que prestam serviço no município. Os trabalhos na sede do órgão terão continuidade nessa segunda-feira, 9, com as vans e kombis de transporte escolar, que serão vistoriadas em dois horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Após essa primeira etapa, a equipe do Departamento promoverá as inspeções externas, marcadas para os dias 12 e 13 na garagem da Viação Itajaí e 16 na Viação Mirage, compreendendo veículos de transporte urbano e escolar. “Em todas as vistorias nós checamos uma série de itens mecânicos, elétricos e de segurança. Além disso, conferimos se o veículo possui o selo emitido no ano anterior, que atesta que ele está funcionando de forma regular”, explica o coordenador do setor, Marcelo de Moura.
No caso da verificação ser positiva, os ônibus, kombis e vans recebem o CRM (Cerificado de Registro Municipal) e os táxis têm expedidos seus alvarás. Por outro lado, se algum problema for encontrado, o proprietário do veículo precisa sanar imediatamente a irregularidade ou dirigir-se a uma oficina mecânica e retornar para uma nova checagem.
“O atendimento de todos os pré-requisitos de segurança e a apresentação de um laudo de uma oficina atestando o perfeito estado do veículo, são indispensáveis para que façamos a emissão do selo, sem o qual os serviços de transporte coletivo não podem ser prestados”, ressalta Moura. A validade da vistoria é de seis meses, havendo a necessidade, portanto, da realização de um novo procedimento em julho.