A Educação Ambiental está instituída formalmente na rede municipal de ensino de Amparo, a partir da Educação Infantil, em parceria com órgãos governamentais e não-governamentais, sendo desenvolvida como “prática educativa integrada, de maneira transversal/interdisciplinar, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal, na elaboração de projetos educativos, no planejamento de aulas e na elaboração de material didático”, conforme parágrafo primeiro da Lei Municipal 3618/11. Além disso, fornecem diretrizes a esse trabalho o Decreto Municipal 4530/12 e a Instrução 02/12.
Além dos documentos municipais que fundamentam os trabalhos pedagógicos, a diretriz nacional para a área orienta que as práticas de Educação Ambiental sejam desenvolvidas de modo interdisciplinar, convertendo a escola num espaço educativo sustentável, sob o própósito de formar cidadãos com consciência local e planetária, e que respeitem as especificidades locais e a soberania das nações.
Neste sentido, a Educação Ambiental desenvolvida nas escolas de modo geral visa o desenvolvimento do senso de justiça e a construção de relações mais justas entre os seres que habitam o planeta sejam eles humanos ou não. A construção de um tempo presente mais justo e sustentável, por meio de conhecimentos que modifiquem a conduta humana em relação ao meio.
Neste ano, as Unidades Escolares da rede municipal vêm desenvolvendo atividades e práticas de fundamentadas no Programa Municipal de Educação Ambiental, implementado na rede por meio de ações intersetoriais com apoio de diversas áreas da Prefeitura como o Núcleo de Controle de Zoonoses e o Departamento de Meio Ambiente – SAAE.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.