Aproximadamente 60 artistas locais e convidados se unem para apresentar ao público obras nos campos de dança, teatro, fotografia, vídeo, instalações, pintura, escultura, cerâmica, música, poesia, moda, objeto performance e desenho em mais uma edição da Mostra de Arte Contemporânea. Locada no Circolo Ítalo-Brasiliano XV de Novembro di Itapira, na Praça Bernardino de Campos, 165, a 10ª Mostra de Arte Contemporânea de Itapira ‘Arte In Vitro’ terá sua abertura oficial no sábado, 17, às 19h30, e poderá ser vista diariamente das 9h00 às 17h30.
Olga Serra, artista plástica e uma das expositoras, explicou que o principal intuito do grupo é mostrar à população um pouco do trabalho de cada um e também levar à reflexão sobre a arte nos dias de hoje. Ela revelou que seu sonho é fazer com que projetos do gênero sejam incluídos no calendário artístico do município. “Quero deixar alguma coisa. Gostaria muito de ajudar na promoção de um evento grandioso e que englobe de tudo um pouco, assim como foi a Bienal 500 Anos de Brasil. Esse foi o maior espetáculo que São Paulo ofereceu em artes plásticas, porque tudo veio: a arte dos alienados, o barroco de Minas Gerais, a arte popular, dentre tantas outras. Queríamos repetir isso aqui também, unir as várias linguagens artísticas”, explicou Olga.
A artista, que acabou se tornando o pólo de referência dos envolvidos na exposição, destacou a participação das escolas na mostra deste ano, sendo que cada uma delas será responsável por uma instalação. “O convite foi feito desde o ano passado e ficamos felizes pelo apoio da Secretaria de Educação do município pela inserção dos alunos, afinal são eles que precisam cada vez mais tomar conhecimento sobre a arte contemporânea”.
Olga também exaltou o apoio do Circolo Ítalo-Brasiliano de Itapira que, na pessoa de seu presidente Walter Ricciluca, cedeu o espaço para o evento. Apesar das obras que estão sendo realizadas no Clube XV, tudo estará pronto para a exposição que será montada no piso superior do prédio.
Sobre esse apoio, Ricciluca lembrou que o Circolo é um grande incentivador da cultura local e que o espaço está aberto para todos os grupos de manifestações artísticas culturais. “Estamos de portas abertas para todos, independente do estilo de cada um. O que queremos é valorizar a cultura em nosso município”, declarou. Sobre o público esperado, ele acredita que o sucesso da Mostra seja superior ao da edição passada, que também foi realizado no Clube XV. “Esperamos muito mais pessoas para prestigiar o trabalho de nossos artistas”, concluiu.
No dia da abertura haverá apresentações de música, teatro e dança. O bar do local também ficará aberto e toda a renda será destinada para a Casa do Pão. A exposição permanecerá aberta para visitação do público até o dia 25 e também irá compor a agenda do Movimento Cultural Itapira, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo, que ocorrerá no dia 24.
Expositores
Cerâmica: Marleine Marineli Lozano, Maria dos Santos Costa, Roseli de Fátima Rodrigues Damião, Sônia Regina Silva, Vera Lucia Marques Montanheiro, Rita Barbosa de Oliveira e Neiva da Costa.
Dança: Vivência da Dança com Alexandre Carbas e Caio Fábio dos Santos; Flamenco Vivo com Rosa Carolina e Ricardo Ramil.
Escultura/Objeto: Flávio Camargo, Genésio Navi e Jussara Massuia Zanco.
Fotografia/Vídeo: André Santiago, Gláucio Domingos, Daniel Ramonda, Fábio Zangelmi, João Francisco de Oliveira, Tiago Rossi e Rudá Serra.
Instalação: Cornélia Herr, Fernanda Traldi, Fernando Pineccio e Marcele Campanini.
Moda: Aline Osório, Fernando Sales e Jaqueline Robeiro.
Música: Dueto Raphael e Henrique Lupinacci, Coral Jovem de Mogi Mirim, maestro Jonas Tavares Alves, Canto Italiano com Paulo Sérgio do Nascimento, José Roberto Marques e Amanda Rafaela Ferreira.
Pintura: Ana Paula Campos, Andréia Nigra, Gláucio Domingos, Francisco Carlos Rodrigues, Juliana Bueno, Marcia Olympio, Marinês Negri, Mariana Rodrigues Pierossi, Marina Garcia, Mônica Soares Siqueira, Olga Serra, Ronaldo Stefanini, Rosana Schmitt e Tiago Alexandre Pompeu.
Poesia: Arlindo Bellini e Varal de Poesias.
Teatro: Grupo de Artes Zualê com Alexandre Cesaretto, Zuleica Aparecida da Silva e Cleuza Monezi.
Escolas participantes
Emef Virgolino de Oliveira
Emef Izaura da Silva Vieira
Emef Heitor Soares
Emef João Simões
Emef Gilmery V. P. Ulbricht
Emef Wilma de Toledo Barros Munhoz
Emef José Francisco Martins
Emef Marco Antonio Libano dos Santos
EE Elvira Santos de Oliveira
Escola Criança Ativa
Colégio Objetivo
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.