Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Setembro de 2024
Notícia
25/07/2011 | 24-07-2011 - Festa do Peão - última noite

Entrevista concedida por Newton Santana ao JP da Rádio Clube de Itapira.

JP: Como você avalia a organização desse ano?

Newton Santana: A organização, a montagem, a estrutura, como no ano passado tivemos alguns pequenos problemas, para esse ano foram totalmente corrigidos, com orientação do Corpo de Bombeiro, pessoal da Polícia Civil e a gente tem que agradecer pelas orientações que eles nos deram , enfim tudo o que precisa ser feito para um grande evento como esse.

JP: Essa é a maior festa de todos os tempos, vocês esperavam por isso?

Newton Santana: Nós estávamos sentindo que esse ano teríamos uma grande festa, a melhor de todos os tempos. A cada ano é uma grande expectativa. Hoje à tarde, por exemplo, durante as provas de eliminação dos três tambores e a do laço, o pessoal já compareceu, parecia que já estava começando o rodeio. Interessante, que antes era mais o pessoal da festa, as pessoas que vinha para a exposição de pequenos animais, agora vieram as crianças, as famílias para assistir o rodeio de carneiros, que as crianças adoram.

JP:  Mas tem reclamações, não tem?

Newton Santana: Problemas existem, sim. Reclamações e queixas vieram, mas estamos aqui para fazer a coisa bem feita. Tem certas situações que precisamos colocar dentro das regras, dentro das orientações do Corpo de Bombeiro, da Polícia Civil que envolvem responsabilidades e não podemos vacilar nesses pontos, é uma questão de segurança, mas que muita gente quer que a gente permita aquilo que não é da alçada da comissão.

JP: Não se pode agradar todo mundo, né?

Newton Santana: A comissão está aberta a críticas, pois cuidamos de tudo com muito carinho e fazemos para as pessoas que gostam dessas atividades. Ao chegarmos perto do final a gente fica com a sensação do dever cumprido.  É uma festa que ficou muito grande, é bem complexa. Ontem as pessoas reclamaram que o bailão acabou muito cedo, mas nós temos um alvará de funcionamento que envolve segurança, serviços médicos, ambulância e se deixar o pessoal não sai daqui, depois do show bonito o pessoal entra em êxtase, não quer parar mais, mas no outro dia começa tudo de novo.

JP: O espaço parece que ficou pequeno. Existe possibilidade de mudanças?

Newton Santana: Houve um esboço de mudar. Mas o pessoal tem um carinho especial com esse espaço, com a Dona Carmem. Não faz muito tempo, estivemos com ela em reunião e ela se queixou, dizendo que quando ela doou o terreno, ela fez um pedido, ela gostaria que fosse feita a capela de Nossa Senhora Aparecida. Logo depois, dissemos para ela, está tudo certo. Fizemos a capela. Ela ficou muito contente. Como você vê aqui tem uma história. São mais de trinta anos. Como é que vamos mudar e sair daqui de uma hora para outra.

JP: Um dos problemas deverá ficar com a área de estacionamento.

Newton Santana: Esse ano o Sesi nos cedeu o espaço para estacionamento. Aliás, temos que agradecê-los. Senão ia ficar muito difícil, muito complicado para a segurança dos carros. As pessoas querem vir, mas não querem deixar na rua. Essa é uma preocupação para os próximos anos. Estamos fazendo alguns estudos, quantidade de veículos, nós já estamos conversando com a secretaria do Meio Ambiente para remover algumas árvores, basta que eles nos digam onde devemos fazer o reflorestamento, nós imediatamente providenciaremos. Não queremos prejudicar o meio ambiente.
 

JP: É uma festa complexa, envolve muita coisa, muitas pessoas.

Newton Santana: A gente procura explicar e esclarecer os problemas. Contamos com a Prefeitura, da Guarda Municipal, Policia Militar, Corpo de Bombeiro, sem eles a gente não consegue fazer uma festa desse tamanho.

 
Entrevista concedida por Antonio Carlos Ferreira, de Monte Sião, comentarista contratado pela comissão organizadora de Itapira, a Renato Coraça Silva, do Portal Cidade de Itapira.

Renato: Porque os oito segundos?

Antonio: Segundo os americanos que são os precursores do rodeio, esse tempo de oito segundos é quando o touro atinge o seu máximo, onde ele rende mais, é o tempo que ele leva para desenvolver o seu melhor desempenho.

Renato: E como o competidor é avaliado. Quem fica mais ganha pontos?

Antonio: Não. O competidor para ser avaliado ele tem que parar os oito segundos no lombo do animal, se ele cair com 7,9s ele não é avaliado ou se ele ficar além dos 8s não conta mais nada.
Renato: Para ser campeão, como se chega a esse resultado?

Antonio: O campeão é aquele que somar mais pontos. Desde terça feira eles vem somando, quem atingir mais pontos é o campeão, uma espécie de torneio por pontos corridos. O melhor leva.  Aqui a disputa é limpa e honesta, onde conta a força do animal e a inteligência do competidor.

Renato: O que você achou da Festa de Itapira?

Antonio: As montarias estão excelentes, elas fazem jus à premiação que é um carro e duas motos, que colocam Itapira entre as poucas cidades da região e do Brasil a dar uma premiação desse porte. Itapira está de parabéns.

►CONFIRA AS IMAGENS (1): RENATO CORAÇA SILVA 

►CONFIRA AS IMAGENS (2): ADILSON FERNANDES 

 

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1983 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções