Carregando aguarde...
Itapira, 11 de Novembro de 2019
Notícia
12/07/2011 | 9 de julho: revitalização do Monumento do Gravi é entregue
Com um evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o Monumento de 1932, no Morro do Gravi, foi reaberto no sábado, 9, durante homenagem aos combatentes que participaram em Itapira da Revolução Constitucionalista. O local esteve parcialmente fechado nas últimas semanas para a revitalização do espaço, feita pela Secretaria Municipal de Obras.

As obras no local foram realizadas para valorizar o monumento, considerado um dos principais pontos históricos de Itapira. Foram construídas escadarias de acesso, instalados balaústres e iluminação a vapor de sódio, recuperado o pavimento ao redor do março e gramada toda a área adjacente, que também recebeu um novo paisagismo.

O marco principal da área, instalado originalmente em 1934, dois anos após os acontecimentos, foi totalmente restaurado pelo artista plástico José Benedito Torres. Para a restauração, ele utilizou-se de um levantamento histórico feito pela Divisão de Comunicação Social da Prefeitura, com apoio do Museu Municipal Histórico e Pedagógico Comendador Virgolino de Oliveira, que cedeu alguns materiais para estudo. Além de restaurar o letreiro do marco, retornando-se à sua condição original, inclusive com o relevo das letras, José Benedito Torres reconstruiu a efígie do soldado constitucionalista que o encimava e que fora roubada anos atrás.

Na inauguração, falaram autoridades e alunos das escolas municipais, relembrando os feitos de 1932, e foram homenageados os ex-combatentes. Perto de 400 bandeiras do Estado de São Paulo foram colocadas ao redor do monumento, o mesmo número dos soldados e voluntários paulistas que ali estiveram.
 

 

 

Fonte: Portal PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1121 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2019 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções