Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Setembro de 2024
Notícia
23/09/2011 | 94.7% dos participantes não querem aumento dos vereadores

A Câmara Municipal de Itapira finalizou no dia 18 a primeira Consulta Pública, que tinha como tema a possibilidade de aumento do número de vereadores. O resultado das análises foi apresentado em uma coletiva dada pela Presidência da Câmara na manhã de sexta-feira (23), na sede do legislativo. O balanço final apontou que 94,7% dos participantes são contra o aumento de cadeiras.

Apenas 5.2% foram favoráveis à possibilidade de aumentar o número de parlamentares no universo municipal.  O presidente da Casa, Manoel Marques (PV) entregou à imprensa um relatório que mostrava ainda a quantia total de 121 contribuições, sendo que 115 foram aceitas e seis rejeitadas por estarem sem justificativa ou por não terem respondido ‘Sim’ ou ‘Não’ à Consulta.

A pergunta apresentada ao cidadão era: Hoje Itapira conta com 10 vereadores. Você acha necessário aumentar a quantidade de cadeiras no Legislativo? Após 30 dias da Consulta aberta, 109 usuários responderam não, ou seja, que eram contra a possibilidade, e 06 disseram que sim – contando apenas as respostas aceitas. 

A Câmara já providenciou um relatório, com todas as respostas dos contribuintes, disponível para download no site www.camaraitapira.sp.gov.br. Agora, entidades ligadas ao assunto e os próprios usuários que contribuíram com a Consulta também serão notificados do resultado.

 

AVALIAÇÃO

           

O resultado final foi apresentado cinco dias depois do fechamento da pesquisa devido ao fato de todas as respostas terem que ser analisadas por funcionários do legislativo. Durante a coletiva, Marques enfatizou o sucesso do novo serviço. “Estamos contentes. Não importa a quantidade e sim a qualidade. Tivemos 121 participações. Não vemos hoje na cidade nenhuma ação, como audiências ou eventos que reúna esse número para discutir medidas coletivas em prol do município. A Consulta Pública conseguiu isso, o resultado mostra que a população tem se politizado, e buscado exercer a democracia”, avaliou.

Segundo a secretaria da Câmara as justificativas, em sua maioria, negam o aumento dos vereadores por enfatizarem a possibilidade de crescimento de gasto nos cofres públicos com os salários de mais parlamentares, mostrando que esse montante poderia ser destinado à outras áreas do município.

“O mais importante foi que a população participou, atingimos um número excelente, se comparado à São Carlos (SP), que em sua primeira consulta atingiu aproximadamente 200 participações, mas possui uma população perto de 250 mil pessoas. Certamente esse é mais um serviço da Câmara que irá colaborar para a democracia e politização de nossa cidade”, disse Marques.

Fonte: Câmara Municipal

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1562 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções