O Hospital Municipal de Itapira vem sendo alvo de críticas constantes. O que você fará para melhorar o desempenho do Hospital Municipal?
Alberto Mendes: Embora as críticas ao Hospital Municipal sejam constantes e de longa data conhecidas, para melhorar o seu desempenho temos que ter um olhar sobre todo o sistema de saúde do município.
O Hospital Municipal, ressalvada a sua importância, é apenas mais uma peça desse grande conjunto de prestação de serviços que constitui o nosso sistema de saúde.
Ao longo do tempo foram anexando ao HM serviços que deveriam estar localizados em outro local, criando gargalos e comprometendo a qualidade do atendimento.
Outro aspecto bastante negativo foi a mudança que ocorreu no Pronto Socorro, com layout e posicionamento inadequado. Por exemplo, quando a sala de espera, que é pequena, está cheia, os usuários são obrigados a esperar do lado de fora. Isso é terrível, pois como ficam em dias de frio ou chuva? Acredito que quem projetou a mudança não pensou nisso. Sem contar a quantidade de pessoas acumuladas em um espaço diminuto, correndo o perigo de se contaminarem umas às outras. Será necessário rever todas essas condições inadequadas.
Para que o Hospital Municipal e o Pronto Socorro possam melhorar o seu desempenho, criaremos um Centro Unificado de Diagnósticos, contrataremos mais profissionais médicos e enfermeiros e teremos pediatras à disposição, um atendimento que há muito tempo não existe e é uma grande reinvindicação dos usuários.
Além disso, realizaremos uma ampla reestruturação nas UBS’s, a ampliação do número de equipes de PSF – Programa de Saúde da Família – e ações preventivas mais eficazes e constantes, que certamente resultarão numa procura menor pelos serviços de emergência.
Adotar modelos de gestão eficientes, baseados na Tecnologia de Informação, também serão indispensáveis para melhoria do atendimento.
Implantaremos o Poupa Tempo da Saúde, realizaremos os Mutirões da Saúde e implantaremos a Saúde Circulante nas Creches, EMEBs e EMEFs.
Manoel Marques: Pretendo atuar para diminuir sensivelmente qualquer tipo de reclamação na saúde pública de Itapira, porque zerar é impossível, mas, lembro que hoje ela é muito melhor do que era anos atrás. Com exceção das UBS’s, que tem que ser nos bairros, iremos centralizar tudo que diz respeito à saúde em torno do Hospital Municipal para facilitar a vida dos pacientes e usuários. Iremos ainda fazer gestão para implantação de um centro de diagnósticos (Ressonância; Tomografia; Endoscopia e Ultrassom) no Hospital Municipal para que possamos agilizar esses tipos de exames.
Pretendo ainda:
- aumentar o número de médicos no hospital e na rede básica;
- Implantar uma unidade de pronto-atendimento unicamente para crianças (Pronto socorro Infantil);
- aumentar o número de exames de alto-custo.
- Integrar em rede toda a saúde de Itapira para melhor controle e gestão, bem como outras ações já publicadas em nosso plano de governo.
Paganini: A triste situação do Hospital Municipal é o melhor exemplo que a gente pode dar para ilustrar o que vem acontecendo nos últimos dois mandatos: investimento insuficiente, descuido na conservação dos prédios, desleixo na manutenção dos equipamentos e, principalmente, falta de comando. As consequências são lidas quase todas as semanas nos jornais. Mais preocupante, também, é a visível insatisfação dos profissionais de saúde que reclamam da falta de capacitação e do excesso de desvalorização.
Saúde é o nosso bem mais precioso. Tem que ser prioridade e responsabilidade. O prefeito tem que assumir o comando, pulso firme, boa vontade e competência.
Mas sei, também, que para cobrar bons resultados, é preciso oferecer todas as condições para que os funcionários trabalhem satisfeitos.
Ao assumir a prefeitura, implantarei o nosso Programa de Governo: instalarei uma unidade para tratamento cardiológico, uma UTI Neonatal, além de tomógrafo, mamógrafo e aparelhos fundamentais para oferecer Saúde com qualidade.
Vou agilizar o acesso rápido aos exames laboratoriais e de imagem, dinamizar o atendimento, reduzindo os prazos para a marcação das consultas. O Hospital Municipal precisa ter médicos e funcionários disponíveis para as necessidades da população.
Quando falo sobre esses compromissos nas visitas, desde quando a campanha começou, as pessoas me perguntam: “a prefeitura tem dinheiro para fazer tudo isso”? Respondo, prontamente: “tem sim. E se não tiver sei onde e como buscar. Tenho o apoio do deputado Barros Munhoz, do governador Geraldo Alckmin, do senador Aloysio Nunes de do vice-presidente Michel Temer. Não medirei esforços, baterei em todas as portas para que o Hospital Municipal volte a proporcionar atendimento da melhor qualidade para a população de Itapira. Fiquem tranquilos.”
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.