Carregando aguarde...
Itapira, 15 de Janeiro de 2025
Notícia
07/12/2013 | A ressurreição da Santa Casa!

 A ressurreição da Santa Casa!

A pauta não foi divulgada, mas nesta terça-feira deverá ser dado o primeiro grande passo oficial para a ressureição da Santa Casa de Itapira. Como se sabe, o empresário Ogari de Castro Pacheco vem trabalhando para colocar ordem na casa e tirar a instituição do buraco. Considerando que a entidade não dispõe de numerários suficientes para cumprir os direitos dos trabalhadores, estes chegaram a comunicar a mesa diretora, nesta quinta-feira, que entrarão em greve por tempo indeterminado até que a situação seja regularizada.

É fato que sem intervenção externa e aporte financeiro consistente, a situação da instituição acabou se tornando tão grave que diante de uma eventual paralização dos serviços, dificilmente a Santa Casa voltaria à ativa. Felizmente, o aporte vai aparecer.

O médico e empresário Ogari Pacheco vêm tomando pé da situação e está se colocando para assumir a reestruturação do hospital há algum tempo. Mas só nos últimos dias é que as ações foram mais incisivas, por conta da finalização dos levantamentos e elaboração de um plano de ação.

Não por acaso, é que nesta semana foi determinado um aporte financeiro significativo que deverá entrar no caixa na semana que entra, se nenhuma novidade contrariar o planejamento. A maior parte dos recursos, cerca de dois terços, será bancado pelo próprio empresário, o terço restante virá do governo do estado, por conta da ação de acompanhamento que o deputado Barrros Munhoz vem oferecendo para que essa grande ação benemérita tenha continuidade e sucesso. Aliás, o deputado Barros Munhoz demostrou mais uma vez a importância e o prestígio que tem junto ao governador Geraldo Alckmin ao conseguir em apenas dois dias a garantia da liberação do recurso.

A luta de Munhoz em relação à Santa Casa acaba de demonstrar dois fatos inquestionáveis: que a Santa Casa não aguentaria muito tempo da forma como era gerida e que a intenção dele sempre foi a de salvar a instituição para o bem de Itapira.

Há quem relacione a briga, já histórica, de Munhoz contra os médicos da Santa Casa muito parecida com a luta de Dilma com o Mais Médicos. Teria Totonho Munhoz visto o problema antes de todo mundo?

Sensibilidade total. Os oposicionistas a Paganini podem exagerar nas críticas, mas dificilmente conseguirão convencer a opinião pública de que se trata de um governante não preocupado e insensível em relação aos problemas da população. Nessa semana, por exemplo, começou a resolver o caso UIPA, diante dos evidentes sinais de maus tratos e abandono dos animais, e as escadas do condomínio São Judas.

Resolvidos no primeiro ano. É bom lembrar que esses dois problemas que vem tirando o sono de muitos itapirenses, apesar de não serem relacionados diretamente com a prefeitura, enquanto o governo novotempista passou oitos anos empurrando com a barriga, Paganini encarou o desafio e resolveu.

Tiro no pé! É certo que os vereadores oposicionistas devem atirar para todos os lados na expectativa de acertar alguma coisa e tirar lucro político. Mas é preciso ter controle da atiradeira, como, por exemplo, responsabilidade e coerência. Senão pode acertar o pé!

Esperto! Quando na terça-feira depois que o pedido de dispensa dos pareceres de cinco projetos foi aprovado para que fossem encaminhados diretamente à votação, Rafael questionou a violação do artigo 27 do Regimento da Casa que determina que nenhuma matéria vá à votação sem o respectivo parecer.

Ou não! Rafael que tão bem leu o artigo 27 talvez não tenha lido ou entendido o primeiro parágrafo, do mesmo artigo, que estabelece que sempre que julgar necessário, qualquer vereador poderá pedir a dispensa dos pareceres. Num lance dramático-mexicano Rafael chegou pedir que o regimento fosse rasgado e denunciou que o governo está passando como um trator sobre a casa legislativa.

Injustiça. A incoerência do vereador Rafael viria a se configurar na sessão de extraordinária de sexta-feira, que questionou o projeto que prevê a atualização da planta genérica. Atitude que rasgou não só a legislação que exige atualização periódica dos valores sob pena de enquadramento de renuncia fiscal, como acabou revelando um claro posicionamento de defesa dos mais aquinhoados. Afinal, ao defender a não atualização da planta genérica o vereador escancara a injustiça social e privilegia quem melhorou e valorizou o patrimônio, deixando os que não conseguiram fazer a mesma coisa, pagando igual.

Hotel Fazenda. A partir do projeto de lei que autoriza o município de Itapira a renovar o contrato de aluguel do Hotel Fazenda Esperança e encerrar o contencioso processo iniciado durante o governo de Toninho Bellini, é provável que medidas sejam adotadas para a retomada do projeto de Turismo Rural em que o hotel é fundamental.

Agora vai! O deputado Barros Munhoz, principal liderança do grupo político, finalmente, começou a sentir a maquina administrativa comprometida com o trabalho, mais animada e interessada em contribuir para que Itapira retome a vivacidade. Comentou que todos os setores estão cada vez mais empenhados e isso acontece num momento importante, às vésperas de um ano novo.

Saudades do ex-presidente. Nessa semana, o deputado Campos Machado ocupou a tribuna da assembleia paulista para manifestar o descontentamento com os critérios utilizados pelo atual presidente, Samuel Moreira, para a nomeação de relatores especiais. Amigo e parceiro, Campos Machado elogia até hoje os quatro anos que Munhoz esteve à frente da ALESP.

O Moises da ALESP. O deputado Campos Machado, conhecido pelos seus pares como bem-humorado e famoso pelas tiradas políticas sempre presentes nos discursos que cobram posições do próprio grupo governista, na tribuna desfilou os Dez Mandamentos de Samuel: Ser amigo do presidente, ser amigo do líder do governo, não votar contra o PSDB, - e assim foi até o décimo - entre o que você pensa e o que pensa o governo, o último sempre tem razão!

Fraude vai ao STF... A Polícia Federal por entender que alguns políticos mencionados nas suspeitas de fraude em licitações de trens e do metrô de São Paulo entre 1998 e 2008 gozam da prerrogativa de foro privilegiado, requereu que o STF aprecie o correspondente inquérito. Por ora está na Procuradoria da República que deverá emitir parecer e depois enviar à Justiça que decidirá se acata ou não o pedido.

No dia seguinte, foi. Na comissão da Câmara, um deputado perguntou ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, se ele – deputado que perguntava - estava sendo investigado. Cardozo respondeu: “O fato da pessoa ser citada num inquérito não significa que está sendo investigada. Posso afiançar que até o momento não houve solicitação de investigação ao Supremo Tribunal Federal”.

A hora do vamos ver. Segundo o delegado Fornazari, que preside o inquérito, “há provas de que políticos ligados ao governo tucano de São Paulo receberam propinas de empresas que se reuniram num consórcio batizado de Sistrem: Alstom, Siemens, CAF, Mitsui e Bombardier.”

Péssimo sinal. O jornal “Valor Econômico” informou que nesta semana, num leilão de NTN, com taxa prefixada, pagou juros de 13,18%, quando, no final do ano passado, o mercado aceitou 9,20%. Os investidores diante do aumento do risco Brasil, querem juros mais elevados. A presidente Dilma, com a campanha rodando, poderá ter nessa área grandes problemas por conta de algumas aloprações na área fiscal.

Blog do Zé. Depois de pedir para trabalhar como gerente de hotel, o ex-ministro José Dirceu pediu para continuar publicando textos em seu blog e receber, diariamente, jornais e revistas à Vara de Execuções Penais do Distrito Federal. A defesa do petista se baseou na Lei de Execução Penal, que prevê como direito do presidiário contato com o mundo exterior por meio de correspondência escrita, de leitura e de outros meios de informação, desde que “não comprometam a moral e os bons costumes”. É bom que se diga que o “Blog do Zé”continua sendo atualizado diariamente.

O Fux pisou? Não é que ministro FUX ao decidir sobre a abertura de processo criminal contra o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), acusado de agredir a mulher, chamou o MMA para justificar o voto contrário à abertura da ação? Pois é, jogou para escanteio o depoimento da ex-mulher, dizendo: “Não só por experiência pessoal, mas porque tenho um gosto específico por esporte, o ministro Marco Aurélio também sabe que nem num torneiro de Mixed Martial Arts (MMA) se permite que uma pessoa apanhe por 40 minutos. Porque uma surra de 40 minutos é conducente à morte”.  E completou: “Não conheço murro de mão fechada que não deixa marca”. Bananas para a Lei Maria da Penha? Para Fux, não deixando marcas, não tem problema.

Inacreditável. É público e notório que a maioria dos médicos que atuam na rede pública, principalmente os vinculados aos municípios brasileiros deitam e rolam em cima da população carente eternamente mal assistida. Tem médico que além de embolsar mais de R$ 50 mil por mês, dificilmente cumpre a carga integral contratada. Deixam, sem a menor cerimônia, filas imensas na espera, chegando ao posto, duas a três horas depois do horário combinado e contratado.

Refém. Pois é, será que os prefeitos não poderiam acabar com essa mamata para oferecer um serviço digno para a população? Negativo. Basta o prefeito tentar resolver colocar a casa em ordem para receber, imediatamente, represálias por conta de boa parte da categoria. Ou seja, o prefeito ou o secretário de saúde acaba tendo que aceitar as condições impostas se não quiser deixar a população em situação pior, sem médico.

Sem saída.  O desabafo tem sido cada vez mais frequente dos prefeitos sérios que querem resolver o problema, mas acaba destinando verbas superiores ao previsto em lei, para aumentar o número de médicos e dar conta dos famosos adicionais, sem ver grandes melhoras no sistema.

Mais. O ex-ministro da Saúde e atual senador Humberto Costa (PT-PE) disse que o programa Mais Médicos será uma "revolução" para a saúde do País e que já está tendo um grande impacto em termos da melhoria da atenção à saúde da população.

A razão da ira. Como até o final deste ano serão 6,6 mil profissionais no programa, o ministério da Saúde afirma que o Mais Médicos beneficiará 22,9 milhões de pessoas. O governo pretende chegar aos 15 mil. Os médicos estrangeiros, em breve, devem começar a fazer a diferença depois de mostrar resultados simplesmente cumprindo a carga horária combinada.

Desagravo. O PT está organizando um evento de desagravo aos condenados pelo mensalão na próxima sexta, 13. Na prática o evento espera tirar qualquer manifestação, nesse sentido, no congresso partidário que vai acontecer no dia seguinte que contará com a presença da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula. O objetivo principal desse desagravo, ao que parece, será de orientação da militância para o enfrentamento do embate eleitoral do ano que vem.

A diferença não explicada. O PT pouco se envolveu com os mensaleiros petistas durante o processo que culminou no julgamento. Dizia que estava se organizando para defendê-los, mas a cada momento mudavam a conversa. Agora veio a ideia do desagravo, depois que Zé Dirceu e Genonio mostraram os punhos cerrados na entrada da PF e estão se apresentando como “presos políticos”. Porém, há de se destacar que Zé Dirceu e Genoino vem recebendo muito mais apoio e assistência do partido que Delúbio Soares, desde que o caso veio a público. Ninguém explica.

Uma boa ideia. Para evitar novos congestionamentos monstros nas rodovias de acesso à Ubatuba, foi proposto um revezamento voluntário de carros, orientado pelo poder público. A ideia é estabelecer horários de acordo com a placa do carro nos feriados prolongados. O primeiro teste deverá acontecer na volta do Natal, cujos carros com final de placa de 1 a 5 receberão a orientação de voltar à capital paulista entre 15h e 19h. Os demais, entre 19h e 23h.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1664 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções