A abertura da XVI Festa Della Nonna de Itapira, promovida pelo Circolo Ítalo-Brasiliano di Itapira, ocorreu na noite desta sexta-feira com a cerimônia oficial e o concerto Italianíssimo, estrelado pela Banda Lira Itapirense e os convidados Marina Gabetta (soprano), Nunno Dellalio (tenor) e os corais Cidade de Itapira, Municipal da Estância de Socorro e Veredas de Águas de Lindóia.
Centenas de pessoas acompanharam a apresentação e, em seguida, seguiram para a área de alimentação montada ao redor da Praça Bernardino de Campos. A expectativa dos organizadores é que pelo menos 15 mil pessoas passem pelo local nos três dias de festa que envolve elementos culturais e gastronômicos tipicamente italianos.
Neste sábado a programação cultural tem início ao meio dia com show do cantor e tecladista Waldemar Razzo. Às 14h começa a maratona de dança com coreografias das academias K Dance até as 15h40 e duas da Secretaria de Esportes e Lazer do município. Às 17h, na Matriz de Nossa Senhora da Penha, ocorre a tradicional Missa das Nonnas com homenagens especiais às descendentes de italianos que residem em Itapira.
No início da noite, às 19h, o Grupo de Artes Zualê sobe ao palco com a esquete teatral Milho aos Pombos e, em seguida, haverá uma amostra do projeto Picadeiro, encabeçado pela Cia. de Teatro Paulino Santiago. As coreografias de dança, ginástica e teatro continuam ocupando o palco até por volta das 22h, com participação de grupos itapirenses e da região.
Amanhã, o almoço musical será novamente com Waldemar Razzo com início do show ao meio dia. Das 15h às 19h os grupos de dança voltam a entreter o público. Uma pausa será feita durante a realização da missa na Matriz e às 20h a Esprodança retoma os trabalhos no palco, seguidos pelo Estúdio de Dança André Sastri e K Dance. A previsão é que as atividades sejam encerradas entre 21h30 e 22h.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.