Na manhã da última terça-feira, o presidente da ACEI (Associação Comercial e Empresarial de Itapira) recepcionou na sede da entidade a juíza Hélia Regina Pichotano, titular da 2ª Vara e diretora geral do Fórum de Itapira. A magistrada se fez acompanhar do colaborador Sebastião Carlos Bernardes da Silva, coordenador de implantação em na cidade do CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania).
O motivo da visita foi o recebimento de um microcomputador doado pela ACEI com o objetivo de contribuir para o melhor funcionamento do CEJUSC, iniciativa que aportou em Itapira a partir de dezembro de 2013, mas que passou a funcionar efetivamente em julho de 2014, nas dependências do próprio Fórum, contanto atualmente com 12 conciliadores e mediadores, voluntários que passaram por rigoroso treinamento para exercício desta atribuição, que é mais uma iniciativa do Poder Judiciário na tentativa de desafogar as diversas Comarcas.
A juíza fez um relato sobre os benefícios que este sistema de mediação vem produzindo onde foi instalado, com um percentual de resolução que supera a casa dos 60% na maioria dos casos analisados.
Mencionou que, recentemente, um esforço feito para resolver pendências entre mutuários e o sistema CDHU atingiu índices em torno de 90% de resoluções.
Ela agradeceu pessoalmente em nome do Tribunal de Justiça a gentileza da ACEI. Disse que o computador imediatamente será incluído no patrimônio do TJ, recebendo placa de identificação.
O presidente da entidade, José Aparecido da Silva, ficou lisonjeado com os elogios que a juíza dirigiu ao funcionamento da ACEI. Disse em nome dos colegas de diretoria que a entidade que preside fez o donativo com o intuito em colaborar com uma excelente causa. Aparecido esteve acompanhado do procurador jurídico da entidade, o advogado Gabriel Corrêa e do gerente Rafael de Oliveira Pedroso.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.