Até o dia 27 de dezembro, a Associação Comercial e Empresarial de Itapira estará aplicando uma pesquisa de mercado em toda área comercial com o objetivo de colher opiniões sobre o melhor horário para o funcionamento do comércio, segundo aspirações dos empresários e dos consumidores, levantando também a opinião sobre a abertura dos supermercados.
A pesquisa será realizada pelos alunos do Curso de Gestão Comercial do IESI, sob a coordenação do Bacharelando Estéfano Fernandes e será aplicada na área central e nos bairros. Um relatório final será apresentado oferecendo condições da ACEI ter ciência em relação as opiniões dos empresários e consumidores para o comércio de Itapira, no que tange a permanência do comércio aberto durante a semana e finais de semana.
O Objetivo é discutir a atual legislação sobre a abertura do comércio em vigor no município que não mais atende aos anseios e necessidades da população e também não acompanha a realidade nacional.
Após a finalização da pesquisa com todos os dados levantados, a ACEI, através do seu departamento jurídico de responsabilidade do advogado Gabriel José dos Santos Correa Silva, vai elaborar um projeto de lei baseado na pesquisa de mercado que e o encaminhará ao Chefe do Executivo de Itapira, para análise e posterior envio deste projeto com as devidas alterações que entender ser pertinentes para votação no Legislativo Municipal.
A ACEI espera ouvir cerca de 10.000 pessoas durante o período da aplicação da pesquisa. Os pesquisadores estarão coletando opiniões durante o ACEI na Praça. A partir da segunda semana de novembro, das 10h às 13h, em pontos estratégicos divididos por centro, bairro e supermercados.
Será avaliada a opinião do consumidor em relação aos horários:
1) Em sua opinião, qual o melhor horário para o funcionamento do comércio local?
De segunda a sexta-feira: das 8h às 18h; das 9h às 19h ou das 9h às 20h?
Aos sábados: das 9h às 12h; das 9h às 14h ou das 9h às 16h?
Aos domingos: das 8h às 12h, das 9h às 14h ou não abrir.
2) Em sua opinião, qual o melhor horário para o funcionamento dos supermercados?
De segunda a sexta-feira: das 8h às 20h; das 7h às 20h ou das 8h às 22h?
Aos sábados: das 8h às 20h; das 7h às 20h ou das 8h às 22h?
Aos domingos: das 7h às 12h, das 9h às 14h; das 8h às 20h ou não abrir.
De segunda a domingo: funcionamento 24 horas
3) Em sua opinião, qual o melhor horário para o funcionamento das farmácias?
De segunda a sexta-feira: das 8h às 22h; das 7h às 24h ou sistema 24 horas?
Aos sábados: das 8h às 22h; das 7h às 24h ou sistema 24 horas?
Aos domingos: das 8h às 22h, das 7h às 24h ou sistema 24 horas?
IMPORTANTE:
a) Os pesquisadores, além de anotarem o sexo e a idade para facilitar a distribuição estatística, buscarão coletar a preferência dos consumidores quanto ao funcionamento nos feriados.
b) A ACEI não está buscando a opinião dos consumidores para criar uma lei que obrigue os estabelecimentos a funcionarem no horário regulamentado, mas disciplinar o setor, reservando aos comerciantes e comerciários as decisões decorrentes.
c) A legislação atual que disciplina os horários de funcionamento tem mais de 32 anos e não atende aos interesses dos consumidores que preferem horários alternativos de acordo com as suas disponibilidades de tempo. Consumidores que preferem, muitas vezes, as cidades vizinhas diante do fechamento local.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.