Diversas ações da Prefeitura de Itapira, organizadas pelas Secretarias municipais, têm ajudado a combater o uso de drogas por menores de idade no município. As atividades seguem uma ação coordenada, em que a colaboração entre os diversos setores acaba produzindo resultados práticos e afastando das ruas centenas de jovens que poderiam ficar expostos aos vícios. Todas as ações têm apoio integral do prefeito José Natalino Paganini, que solicitou especificamente atenção total à questão desde o início de seu mandato. Ele acompanha as ações através de despachos regulares com os secretários das pastas e procura permanentemente soluções para o problema.
Na Secretaria de Promoção Social, a ação dos NAIs (Núcleos de Atenção Integral à Infância) e dos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) é um exemplo. Os NAIs dão atendimento a crianças dos seis aos 12 anos de idade em períodos contrários ao escolar.
Ao mesmo tempo, os CRAS – Centro de Referência em Assistência Social – dão atendimento às famílias, com atividades educacionais, recreacionais e de promoção social. O CRAS I funciona na Vila Ilze e o CRAS II no Nosso Teto. Completa o quadro de órgãos de apoio o CREAS -- Centro Especializado da Assistência Social. Ele atende casos de maior complexidade e oferece serviços especializados às famílias em situação de risco. Além disso, a Secretaria de Promoção Social desenvolve inúmeros programas de apoio à população, sempre visando melhor qualidade de vida e diminuição das situações de risco, como a exposição às drogas e também a violência familiar e outras.
Além destas ações, a Secretaria de Promoção Social dá apoio aos conselhos municipais de ação social, entre os quais o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Municipal de Assistência Social e outros.
Na Secretaria de Esportes e Lazer, outros exemplos de programas bem sucedidos podem ser vistos no dia a dia. Em um deles, centenas de crianças de escolas públicas são atendidas em horário contrário ao das aulas com atividades físicas e escolinhas de esportes. Elas não apenas recebem orientação esportiva, como também têm apoio da Secretaria para seu desenvolvimento pessoal e familiar. Além disso, a Secretaria dá respaldo integral a todas as modalidades esportivas praticadas no município, o que contribui fundamentalmente para o crescimento da juventude e, consequentemente, para seu afastamento das drogas e do álcool.
A ação da Secretaria de Esportes e Lazer tem suporte e continuidade nos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Educação, que abre espaços e possibilidades para que os alunos participem dos programas esportivos. A integração ao Programa Estadual de Resistência às Drogas, da Polícia Militar, é um claro modelo de combate ao vício. Graças a este trabalho, uma consciência de ação contra as drogas vem se firmando na juventude itapirense.
As ações desenvolvem-se também no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, que mantém ações de apoio integral à juventude. A USF Central, na Rua Bentico Pereira, há 12 anos tem o atendimento de ginecologia e obstetrícia para adolescentes com palestras envolvendo vários temas, incluindo drogas. Nesta semana instalou-se o serviço de terapia ocupacional no ambulatório de ginecologia e obstetrícia da adolescente. O ambulatório oferece serviços para as adolescentes gestantes e trabalha os conceitos de maternidade e auto-estima, drogas e outros.
Além disso, a Secretaria de Saúde, através do CAPS/A, desde 2008 tem atendido adolescentes e seus familiares que procuram ajuda espontânea ou que são encaminhados por entidades do município, embora o serviço seja destinado ao atendimento de adultos. Esses adolescentes recebem acompanhamento psicológico e psiquiátrico de forma individualizada. Portanto, não são atendidos juntos com adultos. A Secretaria de Saúde mantém ainda um programa de informação para estudantes e, com isso, a convite das escolas e entidades locais apresenta palestras sobre álcool e drogas.
Fortalecendo o conjunto de ações, a Secretaria de Defesa Social atua em parceria com a Polícia Militar e o Ministério Público, dando apoio através da Guarda Municipal sempre que necessário e sempre que acionada. Desta forma, ajuda em ações que buscam coibir o tráfico e o consumo de drogas no município.
CREAS: atendimento especializado a famílias em situação de risco
CAPS AD também atende adolescentes e familiares através de consultas individualizadas, sem contato com adultos
Pista de skate: prática de esportes ajuda a evitar convivência com as drogas
Capoeira: mais uma modalidade esportiva incorporada à luta contra as drogas
NAI Balão Mágico, uma das unidades que oferecem apoio às crianças