Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Novembro de 2024
Notícia
30/01/2014 | Acolhimento no Jovem em Ação privilegiou quem frequenta mercado de trabalho

  

 A entidade Jovem em Ação deu nesta semana o ponta­-pé inicial nas atividades de quase 250 aprendizes que já estão inseridos no mer­cado de trabalho. A direção promoveu uma espécie de acolhimento aos meninos e meninas que frequentam o Padep (Programa de Apren­dizagem de Desenvolvimento de Educação Profissional). Até o final do mês prossegue o processo de acolhimento de uma nova turma de 75 novos aprendizes, cujas atividades deverão ter início na segunda quinzena de fevereiro.

O acolhimento foi feito em três períodos, manhã, tarde e noite, e mobilizou cerca de 200 jovens. Conforme explicou a coordenadora pedagógica do Jovem em Ação, Fabiele Dorta, a le­gislação que regulamenta a contratação de aprendizes exige que cada jovem que já esteja trabalhando dedique duas horas diárias para ativi­dades de aperfeiçoamento na própria entidade.

Neste contexto, a recep­ção promovida nesta sema­na funcionou, segundo ela, como uma forma de passar a limpo diversos conceitos exigidos no comportamento pessoal e profissional dos aprendizes. “Do ponto de vista pessoal a gente volta a bater na necessidade de uma boa apresentação, asseio, higiene, obrigatoriedade do uso do uniforme, bom desempenho escolar e do comprometimento de quem deseja aspirar algo melhor na vida”, observou.

Para isso foram esclareci­dos pormenores da própria legislação trabalhista em sua parte dedicada aos aprendi­zes. Fabiele contou ainda que dentro da mensagem dirigida aos jovens existe um forte componente motivacional, ou seja, é levado a todos os aprendizes a importância de usar a atividade profissional precoce como trampolim para aspirar coisas melhores na vida. “A entidade oferece uma base. Deixamos bem claro que para conseguir atingir outros objetivos é necessário esforço, empenho e muito estudo”, registrou Fabiele.

Campanha

A direção da entidade viu ainda como um fato extremamente positivo a veiculação de uma campa­nha em rede nacional de TV pelo Ministério do Trabalho estimulando empresas a contratarem aprendizes. Eliseia Stringuetti Lamari, da equipe de gestores da entidade, disse que esse tipo de iniciativa é fruto de um exaustivo trabalho feito pelas diversas entidades representativas de organis­mos que atuam no processo de qualificação de jovens junto às diversas esferas dos poderes Executivo e Legislativo. “Felizmente, hoje existe uma visão mais generalizada da importância social que entidades como o Jovem em Ação e a Guarda Mirim desempenham em oferecer um acolhimento da maior importância para uma faixa etária que começa a se preocupar com o futuro”, opinou. Ela lembrou ainda que empresas que tenham a partir de sete funcionários devem reservar uma vaga para aprendizes.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1435 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções