Quase 100% do rebanho paulista foi vacinado na primeira fase da campanha contra a febre aftosa, realizada em maio. A vacina era obrigatória para os animais com até 24 meses de idade.
O Estado tem um total de 4.549.794 cabeças de bovídeos, sendo 4.515.045 bovinos e 34.749 de bubalinos nesta faixa etária. O índice da campanha em 2012 é superior ao mesmo período de ano passado, quando 98,21% do rebanho foram vacinados.
"Este balanço mostra a preocupação do produtor em prevenir a doença e a importância da manutenção da sanidade do rebanho, que há 16 anos não registra focos da febre aftosa", afirmou Heinz Otto Hellwig, coordenador da Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Desde 2000, o Estado é reconhecido como "livre da febre aftosa com vacinação", pela OIE, organização mundial encarregada de exercer a vigilância sobre segurança sanitária do comércio de animais.
A próxima etapa da campanha será realizada em novembro com a vacinação obrigatória de bovinos e bubalinos de todas as idades, incluindo os animais que receberam a primeira dose em maio.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.