Famosa por suas águas termais e inserida no roteiro das cidades turísticas, Águas de Lindóia entra de vez no cenário mundial com a confirmação de que será a casa da seleção da Costa do Marfim durante a Copa do Mundo. A cidade foi escolhida como base e o Oscar Inn Eco Resort como centro de treinamento após visita da delegação africana no início de dezembro.
O anúncio foi feito pela coordenadora executiva do Comitê Paulista da Copa do Mundo 2014, Raquel Verdenacci, durante uma coletiva de imprensa realizada no hotel. O evento teve a presença do prefeito Toninho Nogueira (DEM; o vice João Eduardo de Moraes; o diretor de Esportes e Recreação, Antônio Henrique Corsi; além do proprietário do local, Oscar Bernardi, e outras autoridades.
De receber a visita de inúmeras delegações, o Oscar Inn Eco Resort foi escolhido pela Costa do Marfim para ser seu local de hospedagem e treinamento durante o Mundial. Segundo José Oscar Bernardi, o ex-jogador Oscar, proprietário do hotel, o local recebeu delegações da Alemanha, Japão, Bélgica, Rússia, Costa Rica, Colômbia, Uruguai, Honduras e Costa do Marfim. “Todos gostaram da localização e das instalações, mas a distância para o aeroporto de Viracopos acabou dificultando”, frisa.
A delegação da Costa do Marfim terá todo o complexo do Oscar Inn à disposição durante o período em que estiver hospedada. “Durante período em que eles estiverem aqui não será permitida a presença de hóspedes”, lembra Oscar. Ao todo o Oscar Inn oferece campos de treinamento com qualidade, hotelaria, academia, fisioterapia e o fato dos marfinenses poderem ficar alojados no próprio local de treinamento. “Isso facilita, pois evita o transporte constante para os treinos”.
São 59 apartamentos (a exigência da Fifa era de no mínimo 50), cinco campos com grama natural do tipo bermuda, um campo de futebol society, um gramado artificial iluminado, academia profissional, clínica de fisioterapia, balneário, vestiários, restaurante, sala para imprensa, dois auditórios, segurança e muito verde. Para Oscar Bernardi o único ponto que ainda precisa ser melhorado é a telefonia, como sinal de internet e celular. “Mas isso já não depende de nós”, lembra.
Turismo
Para Oscar, Águas de Lindóia será beneficiada com a estada de uma seleção durante a Copa. “A cidade já está sendo beneficiada por estar constantemente na mídia e como e uma cidade turística, deve aproveita para marcar ainda mais esse conceito de estância”, frisa o ex-capitão da Seleção Brasileira.
E, segundo ele, a estrutura já está sendo restaurada. “As rodovias já estão sendo recuperadas rapidamente, as melhorias no hospital e no estádio também já estão sendo utilizadas”. Rosana Mucci, gerente do hotel, lembrou ainda um outro benefício da estada dos atletas da delegação da Costa do Marfim vai atrair familiares que deverão se hospedar em Águas, além de profissionais da área de imprensa que seguramente estarão cobrindo sua seleção. “No vácuo da presença da seleção a comunidade local seguramente vai se beneficiar”, ponderou.
Para o diretor de Esportes e Recreação, Antônio Henrique Corsi, a vinda de uma delegação para a cidade é um sonho sendo concretizado. “Batalhamos muito para isso. Desde o começo não medimos esforços e com determinação passamos por todas as etapas até conseguir este feito”, disse. O diretor ressaltou ainda que a vinda de uma seleção para Águas de Lindóia trará muitos benefícios, bem como a divulgação da cidade em nível mundial, a movimentação da rede hoteleira e do comércio local e, consequentemente, a geração de emprego e renda para muitos cidadãos.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.