Carregando aguarde...
Itapira, 10 de Janeiro de 2025
Notícia
16/01/2014 | Águas de Lindóia será a casa da Costa do Marfim durante a Copa

Famosa por suas águas termais e inserida no roteiro das cidades turísticas, Águas de Lindóia entra de vez no cenário mundial com a confirmação de que será a casa da seleção da Costa do Marfim durante a Copa do Mundo. A cidade foi escolhida como base e o Oscar Inn Eco Resort como centro de treinamento após visita da delegação africana no início de dezembro.

O anúncio foi feito pela coordenadora executiva do Comitê Paulista da Copa do Mundo 2014, Raquel Verde­nacci, durante uma coletiva de imprensa realizada no hotel. O evento teve a presença do prefeito Toninho Nogueira (DEM; o vice João Eduardo de Moraes; o diretor de Esportes e Recreação, Antônio Henrique Corsi; além do proprietário do local, Oscar Bernardi, e outras autoridades.

De receber a visita de inú­meras delegações, o Oscar Inn Eco Resort foi escolhido pela Costa do Marfim para ser seu local de hospeda­gem e treinamento durante o Mundial. Segundo José Oscar Bernardi, o ex-jogador Os­car, proprietário do hotel, o local recebeu delegações da Alemanha, Japão, Bélgica, Rússia, Costa Rica, Colômbia, Uruguai, Honduras e Costa do Marfim. “Todos gostaram da localização e das instalações, mas a distância para o aero­porto de Viracopos acabou dificultando”, frisa.

A delegação da Costa do Marfim terá todo o complexo do Oscar Inn à disposição du­rante o período em que estiver hospedada. “Durante período em que eles estiverem aqui não será permitida a presença de hóspedes”, lembra Oscar. Ao todo o Oscar Inn oferece campos de treinamento com qualidade, hotelaria, acade­mia, fisioterapia e o fato dos marfinenses poderem ficar alojados no próprio local de treinamento. “Isso facilita, pois evita o transporte constante para os treinos”.

São 59 apartamentos (a exigência da Fifa era de no mínimo 50), cinco campos com grama natural do tipo bermuda, um campo de fu­tebol society, um gramado artificial iluminado, academia profissional, clínica de fisio­terapia, balneário, vestiários, restaurante, sala para impren­sa, dois auditórios, segurança e muito verde. Para Oscar Bernardi o único ponto que ainda precisa ser melhorado é a telefonia, como sinal de internet e celular. “Mas isso já não depende de nós”, lembra.

Turismo

Para Oscar, Águas de Lin­dóia será beneficiada com a estada de uma seleção duran­te a Copa. “A cidade já está sendo beneficiada por estar constantemente na mídia e como e uma cidade turística, deve aproveita para marcar ainda mais esse conceito de estância”, frisa o ex-capitão da Seleção Brasileira.

E, segundo ele, a estrutu­ra já está sendo restaurada. “As rodovias já estão sendo recuperadas rapidamente, as melhorias no hospital e no estádio também já estão sen­do utilizadas”. Rosana Mucci, gerente do hotel, lembrou ainda um outro benefício da estada dos atletas da delega­ção da Costa do Marfim vai atrair familiares que deverão se hospedar em Águas, além de profissionais da área de imprensa que seguramente estarão cobrindo sua seleção. “No vácuo da presença da seleção a comunidade local seguramente vai se benefi­ciar”, ponderou.

Para o diretor de Esportes e Recreação, Antônio Hen­rique Corsi, a vinda de uma delegação para a cidade é um sonho sendo concretizado. “Batalhamos muito para isso. Desde o começo não medimos esforços e com determinação passamos por todas as etapas até conseguir este feito”, disse. O diretor ressaltou ainda que a vinda de uma seleção para Águas de Lindóia trará mui­tos benefícios, bem como a divulgação da cidade em nível mundial, a movimentação da rede hoteleira e do comércio local e, consequentemente, a geração de emprego e renda para muitos cidadãos.

Costa do Marfim disputa terceira Copa seguida
 
 
Adversária do Brasil no Mundial de 2010 na África do Sul, a Costa do Martim estará este ano em sua terceira Copa seguida. Depois de serem eliminados na primeira fase na Alemanha, em 2006, e na África do Sul, os Elefantes tentarão melhor sorte no Brasil.
 
O sorteio realizado no início de dezembro na Costa do Sauípe (BA) colocou a Costa do Marfim no grupo C, ao lado de Colômbia, Grécia e Japão. Na primeira fase os marfinenses fazem sua estreia no dia 14 de junho, na Arena Pernambuco no Recife-PE, diante do Japão. No dia 19 enfrenta a cabeça-de-chave Colômbia no Mané Garrincha em Brasília-DF, e fecha a fase de classificação diante da Grécia em Fortaleza-CE no dia 24.
Estrela
 
O motor e coração dos Elefantes é o atacante e capitão Didier Drogba. Mesmo com o crescimento de jogadores importantes de ataque como Wilfried Bony, Gervinho e Salomon Kalou nos anos recentes, foi o jogador do Galatasaray quem continuou comandando o quadro ofensivo dos africanos.
 
No Brasil, o ex-goleador do Chelsea chegará para a disputa de seu terceiro Mundial aos 36 anos, idade que, muito provavelmente, marcará o fim de sua carreira na seleção. Com 62 gols marcados com a camisa da Costa do Marfim desde 2002, Drogba marcou apenas duas vezes em Mundiais, contra Brasil em 2010, e Argentina, em 2006.
 
O francês Sabri Lamouchi, que dirige a Costa do Marfim, será um dos técnicos mais jovens no Brasil, durante o Mundial de 2014. Aos 42 anos, o ex-Monaco e Olympique foi a aposta mais arriscada da federação marfinense de futebol, dada sua total inexperiência no comando de uma equipe profissional desde que se aposentou dos gramados, em 2009. Para a Copa do Mundo, Lamouchi terá a difícil, mas não impossível, missão de levar a Costa do Marfim às oitavas-de-final pela primeira vez em sua história.
 
Oscar disputou três Copas
 
 Apesar de ter começado nos juvenis do Guarani, foi na rival Ponte Preta que Oscar, um zagueiro forte de boa estatura despontou para o mundo do futebol. De lá saiu para fazer história, disputar três Copas do Mundo, e integrar um dos times mais lembrados de todos os tempos, a seleção brasileira de 82, comandada por Telê Santana.
 
José Oscar Bernardi nasceu em Monte Sião-MG em 20 de junho de 54. Em 72, ainda juvenil,foi tentar a sorte no Guarani de Campinas, mas foi levado por Mário Juliato, um descobridor de talentos, para a rival Ponte Preta.
 
Na Macaca campineira ganhou destaque e acabou con­vocado para a seleção brasileira juvenil, campeã sulamericana em 74. Já como profissional, foi vice-campeão paulista pelo clube campineiro em 77 e 79, antes de se transferir para o New York Cosmos, dos Estados Unidos.
 
Depois de breve passagem pelo clube norte-americano, foi contratado pelo São Paulo, onde conquistou os títulos paulistas de 80, 81, 85 e 87, além do brasileiro em 86. Do Tricolor foi para o Nissan Mo­tors, do Japão, em 87, onde encerrou a carreira em 90.
 
Na seleção brasileira Oscar foi titular nas Copas de 78, ao lado de Amaral, ex-companheiro dos tempos de juvenil no Gua­rani, na seleção treinada por Cláudio Coutinho, que terminou a competição de forma invicta, mas em terceiro lugar e o título de campeã moral, e em 82, ao lado de Luisinho, do Atlético Mineiro, formando no time que é lembrado até hoje como uma das maiores equipes do futebol mundial e treinada por Telê Santana. Ainda disputou a Copa de 86, mas como reserva de Júlio César.
 
Como treinador Oscar passou por Nissan Motors, Inter de Limeira, Guarani, El Helal (Arábia Saudita), Kioto (Japão), Cruzeiro e Al Shabad Riad (Arábia Saudita). Fun­dou o Brasilis, que disputa os campeonatos da Federação Paulista de Futebol e revela jogadores como Lucas Leiva, hoje no Liverpool da Inglaterra, e cotado para fazer parte da relação de convocados por Luís Felipe Scolari para o Mundial.
 
 
 
 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

913 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções