Neste domingo, às 16h, a Portuguesa enfrenta o Santos no estádio do Canindé, em partida válida pela 17ª rodada do Paulistão Chevrolet 2012. As duas equipes, que decidiram o Paulistão em 1973, estão em condições antagônicas na competição: a Lusa precisa da vitória no clássico para escapar de vez do rebaixamento e o Santos já está classificado para a segunda fase.
Em 15º lugar na tabela, a Portuguesa vem de derrota para a Ponte Preta e não tem mais chances de se classificar. O técnico Jorginho espera um clássico complicado contra o Santos, mesmo que o time da Vila Belmiro jogue sem todos os titulares. “É um jogo complicado. Independentemente da equipe do Santos que vier, vai ser um jogo muito difícil, portanto temos que entrar atentos para não sermos novamente surpreendidos”, disse.
Para a partida, Jorginho não pode escalar a dupla de zaga titular, uma vez que Rogério e Leandro Silva estão suspensos. Assim, Renato e Gustavo devem começar jogando. Outra dúvida do comandante luso é se mantém o meio-de-campo com Diego Souza na articulação ou entra com um terceiro volante, ou ainda com três volantes e apenas o centroavante Ricardo Jesus, que volta de suspensão.
O Santos, já classificado para a fase de quartas-de-final, deve poupar vários titulares devido ao compromisso do meio da semana pela Taça Libertadores da América. “Eles (os titulares) atuaram por quatro ou cinco vezes seguidas e está na hora de parar, como fizemos contra o Mogi Mirim. Temos de olhar com carinho a parte muscular, então vamos deixar alguns de fora”, disse o técnico Muricy Ramalho.
Assim, o único titular que deve começar o jogo é o volante Henrique, que não enfrentou o Guaratinguetá. Muricy deve divulgar o time momentos antes da partida.
Ficha técnica:
Portuguesa: Rodrigo Calaça; Luis Ricardo, Gustavo, Renato e Ivan; Léo Silva, Guilherme, Diego Souza (Boquita), Henrique e Ananias; Ricardo Jesus.
Técnico: Jorginho
Santos: Aranha; Maranhão, Bruno Rodrigo, Vinicius Simon e Paulo Henrique; Adriano, Henrique, Elano e Felipe Anderson; Alan Kardec e Dimba.
Técnico: Muricy Ramalho
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Luis Alexandre Nilsen e Thiago Carmona Metestaine
Assistentes adicionais: Vinicius Furlan e Sérgio da Rocha Gomes
Quarto árbitro: Thiago Luis Scarascati
Local: estádio Dr. Osvaldo Teixeira Duarte (Canindé), em São Paulo
Data: 1º de abril, às 16h