No dia 06 ultimo visando reduzir os casos de dengue no município e o aumento da arborização urbana, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou uma palestra sobre arborização urbana com o biólogo da pasta Anderson Martelli abordando seus benefícios com os alunos e professores da AIPA Guarda Mirim.
O evento teve inicio abordando os casos de dengue em Itapira e a responsabilidade compartilhada da população no combate desta doença. Posteriormente, o assunto abordado foi a arborização urbana, que segundo Martelli, devido aos fortes ventos e quedas de muitas arvores em São Paulo e em outros locais, as pessoas mostram-se resistente em plantar uma arvore nas vias e passeios públicos, sendo um questionamento dos alunos. Martelli retrata que essas arvores caíram devido a um fenômeno natural, mas que devemos “pesar” custo benefícios, onde uma cidade arborizada favorece qualidade de vida para a população. Ao fim da palestra, foram doados aos alunos sementes de arvores e cartilhas educativas.
Segundo José Alair, secretário da SAMA cada vez mais essa grande população necessita de condições que possam melhorar a convivência dentro de um ambiente muitas vezes adverso e modificado pelo homem. Assim, a Arborização Urbana, pelos vários benefícios que pode proporcionar ao meio urbano, tem um papel muito importante no restabelecimento da relação entre o homem e o meio natural.
Em complemento, no dia 07 foi realizado uma caminhada intitulada “Caminhada das Estações” objetivando a entrada da nova estação com faixas sensibilizando a população no combate a dengue finalizando esta ação com o plantio de 21 mudas de espécies nativas nas margens do córrego que passa pelo Nosso Teto favorecendo a mata ciliar deste local e a arborização urbana retrata Martelli
Essas ações visam tomadas de decisões conjuntas, estimulando ações municipais em prol do meio ambiente e da sociedade, criando uma responsabilidade mútua e promovendo participação coletiva na gestão ambiental e, dessa forma, conscientizando a população, transformando-a em atores sociais comprometidos com as questões ambientais de suas cidades finaliza Oliveira e Martelli.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.