O governo da Alemanha prepara um registro nacional de grupos neonazistas e militantes de extrema direita que atuam no país. A decisão foi anunciada pelo ministro do Interior, Hans Peter Friedrich, que informou que há um banco de dados semelhante sobre os radicais do islamismo.
O ministro disse ainda que o governo estuda a possibilidade de proibir o NPD - Partido Nacional Democrata Alemão, de extrema-direita. Em atuação na Alemanha há 47 anos, a legenda é a mais antiga com características nacionalistas.
"Os dados sobre extremistas de direita violentos e sobre crimes de motivação política de extrema direita serão unificados", disse Friedrich. No entanto, ainda não há data para esse registro nacional ser concluído. Na Alemanha, é proibida a atuação desses grupos que pregam o ódio racial, com características de terrorismo.
Friedrich disse que a medida é para evitar a ausência de coordenação envolvendo os serviços secretos dos 16 estados que formam a Alemanha e mais as polícias e os serviços de inteligência federais.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.