As estatísticas de acidentes de trânsito no município têm assustado não somente a população, mas em especial os órgãos de saúde. Há 15 dias, um grave acidente envolvendo duas motocicletas na Vila de Barão Ataliba Nogueira fez três vítimas fatais.
Os números de vítimas de acidentes de motos são altos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, durante o ano de 2013 foram feitos 412 atendimentos no Pronto Socorro do Hospital Municipal de vítimas de acidentes com motos.
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também divulgou estatísticas sobre o assunto. Segundo o coordenador da Baixa Mogiana, Wagner Tadeu Cezaroni, nos meses de setembro a dezembro de 2013 foram registrados 220 acidentes de trânsito sendo 109 acidentes de moto, 69 colisões, oito capotamentos e 34 atropelamentos.
Pensando nisso, uma equipe do Samu realiza hoje de manhã, na Praça Bernardino de Campos, uma ação de conscientização e prevenção de acidentes de trânsito. Estão previstas ações de panfletagem e orientação através de banners e conversas com os motoristas sobre a importância de usar o cinto de segurança e dirigir com atenção. De acordo com Cezaroni, o objetivo da ação e sensibilizar a população a adotar atitudes no trânsito que podem salvar vidas e preservar a integridade física das pessoas.
A Ação de Conscientização de Acidente no Trânsito foi definida em outubro pelo colegiado que administra o Samu, composto por representantes dos municípios de Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Estiva Gerbi e Itapira. O alto número de acidentes registrados no município, que geralmente são causados por imprudências, negligências e consumo de bebidas alcoólicas, foi o maior motivador da ação. Pesaram nesse sentido a morte por atropelamento de uma criança de seis anos e o caso de um adolescente que teve uma perna amputada após ter sido atropelado por um caminhão em Mogi Guaçu.
Os panfletos a serem distribuídos virão com recomendações para a redução de velocidade nas proximidades de praças e escolas e o não uso do celular durante a direção. O material terá também orientações específicas para motociclistas. “Essa ação do SAMU conta com o nosso total apoio, devido ao atendimento diário de muitas vítimas de acidentes de trânsito no Pronto-Socorro do Hospital Municipal”, destacou a secretária municipal de Saúde, Rosa Ângela Iamarino. “Esperamos que a conscientização atinja o maior número possível de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, ajudando a reduzir o número de acidentes na cidade”, concluiu.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.