Com direito a casa cheia e a muitos elogios do público em geral, um grupo de estudantes do Colégio Anglo encenou na sexta-feira, dia 16, no Centro Cultural (TUPEC) a peça “Libertas Jacta Est”, trabalho que assinala as atividades de final de ano da área cultural da referida escola e que remete à celebração dos 90 anos da Semana de Arte Moderna, cuja data foi 13 de fevereiro deste ano.
O referido trabalho teve como objetivo o incentivo à pesquisa, abordando temas correlacionados como música, história, literatura, que acaba resultando numa apresentação cênica. Segundo a direção da escola este esforço é importante também para trabalhar questões como a desenvoltura, inibição e falar em público.
A novidade maior foi a unificação pela primeira vez do trabalho entre estudantes do segundo ano do ensino médio das unidades de Itapira e Mogi Guaçu, cujos mantenedores são do mesmo grupo dirigente. Participaram ao todo 66 estudantes, a maior parte de Mogi Guaçu. A estudante guaçuana Camila Souza Moraes, que fez trabalhos nos bastidores conta que o resultado foi muito apreciado pelos próprios colegas. “Acho que a apresentação foi super legal. Coroou de certa forma todo o esforço que fizemos”, declarou.
Ela se referiu aos cerca de 60 dias de ensaio realizados normalmente aos sábados e em feriados. Os ensaios eram feitos separadamente, daí uma certa apreensão a respeito de como seria o resultado final. Apreensões á parte, o que se viu foi uma apresentação correta. A maioria dos participantes, sobretudo aqueles que não tinham papel definido dentro da montagem, decorou suas falas. A parte musical foi outro grande atrativo, já que a peça transitou também por temas como a música erudita de Heitor Villa Lobos, o movimento Tropicália (que projetou nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil e o grupo Mutantes), que segundo o roteiro fixado pelos criadores do espetáculo “resgatou a Antropofagia, incorporando o pop rock internacional aos estilos brasileiros como a bossa nova, o samba, o bolero e o baião”.
Um público enorme e entusiasmado lotou a dependência do TUPEC
Estudantes capricharam também no figurino e no cenário
Acompanhamento musical transitou por diversas correntes da música nacional