Dois estudantes matriculados no último ano do curso de Fisioterapia do IESI (Instituto de Ensino Superior de Itapira), Jonathan Mancini Scaglia e Elisabete Aparecida de Oliveira Almeida, ambos residentes em Itapira, tiveram seus trabalhos de conclusão de cursos publicados na revista argentina Lecturas (www.efdeportes.com), na edição do mês de junho (volume 19, números 193, 2014). A referida revista possui classificação de impacto junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão que determina a validação das publicações pelos pesquisadores brasileiros. Os artigos “Esclerose Múltipla, Fadiga e Atividade Física” (Jonathan) e “A Importância do Atendimento Domiciliar para a Criança com Paralisia Cerebral e seu Cuidador: Um Enfoque do Fisioterapeuta” (Elisabete)foram tomados como tema a partir de questionamentos lançados ao longo do curso, propiciados pela matriz curricular de formação, e que os levaram ao aprofundamento em forma de pesquisa científica, segundo o orientador e atual coordenador do curso, o professor doutor Joaquim Maria Ferreira Antunes Neto.
Antunes Neto destacou que este não foi o primeiro caso de um artigo da lavra dos alunos do IESI a receber deferência especial de uma publicação científica de renome e que outros trabalhos estão em vias de receberem este tipo de deferência. Conforme revelou, o primeiro artigo de impacto para toda a instituição partiu também do curso de Fisioterapia, com a publicação do artigo “Micro-Rna, Resistência à Insulina e Exercício: Avanços Científicos no Controle da Síndrome Metabólica”, publicado na respeitada “Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento”. Este artigo, segundo ele, surgiu como proposta na disciplina “Atividades Práticas Supervisionadas”, onde o objetivo era a realização de estudos introdutórios sobre as relações entre obesidade e manifestação do diabetes, conduzidos pelas estudantes do segundo ano, Natália Marquezini, Antoniana Zaccarioto, Giovana Silvério, Eliane Avelino e Alexandra Silva, as quais garante o professor, superaram suas expectativas iniciais, pois este foi um tema que atingi maior domínio apenas durante os meus estudos de pós-doutorado . Ainda conforme pôde destacar, foi a partir daí que foi estabelecido um parâmetro de qualidade para as ações de pesquisas desenvolvidas no curso, o que resultou, agora, nas publicações dos artigos. “Esta vem sendo a dinâmica por mim implantada junto ao curso de Fisioterapia no IESI, onde busco contribuir com minha experiência enquanto cientista atuante há 21 anos na área da Biologia Molecular e Bioquímica”, comentou.
Por fim, o coordenadorenfatizou a importância da implantação da Clínica da Saúde pelo IESI na formação dos nossos futuros fisioterapeutas. “Em nossa região não há cursos na área da saúde que possuam estrutura de atendimento tão moderna e equipada nos setores de Fisioterapia e Enfermagem quanto aos nossos. Desde a abertura da Clínica da Saúde, no ano passado, passaram mais de 50 pacientes, que foram atendidos nas áreas de ortopedia e neurologia, complementando, ainda, com hidroterapia. Todos são tratados por docentes altamente capacitados (especialistas e mestres) e alunos em fase de supervisão de estágio”, elencou. A Clínica da Saúde do IESI foi inaugurada em setembro do ano passado com o objetivo de aproximar o ensino de fisioterapia e também de enfermagem da comunidadelocal. Sua sede fica localizada na Rua Comendador João Cintra, 551. Os atendimentos podem ser agendados levando o requerimento médico para tratamento fisioterápico, tanto adulto quanto crianças, nos mais diversos e severos níveis de atenção à saúde.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.