Vulcões e rochas foram tema de outro grupo de estudantes
A Feira de Ciências do Anglo, realizada na quarta-feira, 03, na quadra poliesportiva da escola, possibilitou que os alunos vivenciassem um dia como cientistas. Além de apresentar experiências dos mais variados tipos, eles ainda deram aulas sobre todos os conceitos aos pais e visitantes. Cerca de mil pessoas circularam pelo local.
Esse aspecto, segundo o psicólogo escolar e coordenador Américo de Oliveira Cardoso, é o mais importante do evento, pois amplia o conhecimento e aprendizagem dos estudantes. “Fui a cada um dos estandes e fiz questão de ver cada experiência. Pude perceber que tinha muitas novidades em termos de feiras de ciências e algumas coisas foram realmente surpreendentes. Apesar de simples, esse é um trabalho que envolve muito aprendizado e todo o processo é muito rico. Os alunos curtem a feira com muita responsabilidade e aprendem não somente os conceitos científicos, mas também os métodos de oratória, comunicação e trabalho em equipe”, destacou.
Adair Recchia, diretor do Anglo, afirmou que esta edição da Feira de Ciências foi um verdadeiro sucesso e superou todas as expectativas. “Esse ano ampliamos o evento com o convite às unidades de ensino superior da região e às empresas, o que foi muito positivo. A participação da comunidade do Anglo foi muito grande e os alunos se mostraram muito satisfeitos em expor suas experiências”, disse.
Nos estandes dos alunos do 6º ao 9º ano foi possível observar diferentes tipos de representações da ciência, desde anatomia à mecânica. O grupo formado por Breno Roberto Adorno, Gabriel de Oliveira Landre, Ricardo Alexandre Abib de Mello e Vinícius Manara Cardoso, todos do 6º ano, foi responsável pela explanação do funcionamento dos vulcões e da formação das rochas. “Inicialmente faríamos outra coisa, mas acabou não dando certo. Foi então que optamos pelo vulcão e, depois, pelas rochas, afinal é o magma que dá origem a elas. Além de todo o aprendizado em sala de aula, também vimos alguns vídeos na internet. Essa é uma oportunidade muito legal, pois queremos mostrar nosso conhecimento”, declararam.
Outro estande que também chamou a atenção foi das alunas Giuliana Laverde, Helena Boscaro, Isadora Martucci, Marcella Moisés e Raquel Mendes, do 7º ano. De forma prática e utilizando um olho de boi, elas explicaram toda a anatomia e funcionamento da visão. “É muito divertido falar sobre a visão para as pessoas. Escolhemos esse tema porque é diferente e aprendemos muita coisa explicando os conceitos para as pessoas, afinal temos que entender para falar bem. Todos estão gostando muito”, disseram.
Profissões
Faculdades da região também estiveram presentes, compuseram a Feira das Profissões e fizeram explanações sobre os cursos da área de ciências e algumas ainda deram cursos e palestras. Os professores do Iesi (Instituto de Ensino Superior de Itapira), Joaquim Antunes Neto e Daniela Turoli, coordenadores dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem, respectivamente, explicaram que a participação no evento promovido pelo Anglo possibilitou a demonstração de cursos e também a ampliação de aprendizagem dos alunos. “Nosso objetivo era trazer algumas atividades desenvolvidas na faculdade e fazer isso de uma forma didática, inclusive com simulações de emergência. Além disso, apresentamos um pouco de nossa metodologia e estrutura de laboratórios”, destacou Antunes.
Para Maria Tereza Ferreira, mãe de dois alunos da escola, um de sete e outro de 11 anos, esse é um evento muito rico. “Eles vivenciam aquilo que é ensinado em sala de aula e o aprendizado fica para a vida toda, pois fica gravado. E além da parte técnica eles ganham muito com toda essa socialização, pois aprendem a falar em público, explicar, trabalhar em equipe e até fazem novas amizades. Meus filhos adoram, estavam muito ansiosos e falavam todo dia sobre a feira”, declarou.
Durante todo o evento, a empresa International Paper ministrou palestras sobre o ciclo de produção do papel e a Fábrica de Papel e Papelão Nossa Senhora da Penha exibiu painéis expositivos com a história da empresa e fez sorteios de brindes. No período da noite ocorreu a observação telescópica da Lua orientada por Ricardo Nunes. A livraria Mogilivros, de Mogi Mirim, também marcou presença com diversos exemplares para venda e na entrada da escola estava montado um posto de arrecadação de materiais recicláveis comandado pela Ascorsi. “Só tenho a agradecer e parabenizar a todos que participaram, em especial pelo grande esforço da coordenação pedagógica e dos professores, sem os quais nada seria possível”, finalizou o diretor da escola.
Com olhos de boi, alunas explicaram tudo sobre a visão
Pais tiveram aulas de ciências com os alunos
Representante da International Paper explicou sobre a produção do papel
Estandes foram explorados por alunos do 6º ao 9º ano
Feira ocorrida na quarta-feira reuniu toda a comunidade do Anglo
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.