Na tarde de segunda-feira (19/1), os secretários de Desenvolvimento Urbano, Paulo Marinho e Assistência Social e Cidadania, João Alamino estiveram reunidos com membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência Física.
Na pauta, assuntos sobre a acessibilidade em locais públicos do Município. Na ocasião, o Conselho apresentou algumas reivindicações visando a adequação de alguns locais permitindo assim a acessibilidade por portadores com deficiências.
A Prefeitura assumiu o compromisso de executar obras de acessibilidade em algumas vias do município, bem como intensificar a fiscalização nas obras realizadas por particulares.
Assim, a Prefeitura solicita especial atenção das pessoas que estão construindo ou reformando seus imóveis, para que façam o passeio publico dentro das normas , deixando no mínimo uma faixa com 1,20m de largura praticamente nivelado, sem degraus ou rampas íngremes, de forma a permitir que pessoas com cadeiras de rodas, deficiência visual ou mobilidade reduzida circulem sem riscos. Trata-se de uma questão de cidadania.
O conselho citou também a dificuldade até para simples compras diárias, pois alguns estabelecimentos comerciais não estão adequados para que o acesso seja facilitado, principalmente por causa de degraus nas portas de entrada.