A Prefeitura de Amparo iniciou a campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos em outubro e na zona rural continua até a próxima sexta-feira (14/11).
Neste ano, devido a informação de que em cidades do Estado de São Paulo acontecerem confirmações de Raiva, a Vigilância Sanitária realizará o Dia D, em mais duas datas no mês de dezembro.
Das 8 às 17 horas, dos dias 6 e 7 de dezembro, no Paço Municipal Prefeito Carlos Piffer, no Centro, serão aplicadas vacinas pela equipe. estaremos intensificando a vacinação antirrábica
O Instituto Pasteur confirmou no final do mês de outubro dois casos de raiva em cães na cidade de Ribeirão Preto, e em Campinas no dia 4 de novembro veio a confirmação de outro caso, agora acometendo um gato. Nesses casos a raiva tem se manifestado por intermédio do chamado “ciclo aéreo”, no qual o morcego é o protagonista.
Os morcegos, hematófagos (que se alimentam de sangue) ou não hematófagos, têm mantido a circulação do vírus rábico, são os principais reservatórios desse vírus. Esses morcegos estão presentes nas áreas rurais e urbanas dos municípios, aumentando o risco de contato acidental com os animais domésticos.
A população felina, devido às baixas coberturas vacinais e ao seu instinto de caça, é mais vulnerável a se infectar com o vírus rábico pelo contato com os morcegos hematófagos ou não hematófagos. Esses animais, uma vez infectados, podem transmitir a doença para o ser humano
A raiva é uma doença transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura. Apresenta letalidade de aproximadamente 100 %, apesar de ser conhecida desde a antiguidade, continua sendo um problema de saúde pública. Não há tratamento comprovadamente eficaz para a raiva.
De acordo com os técnicos da Visa de Amparo, a raiva mata, então a melhor maneira de se prevenir essa doença é vacinando os animais.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.