O desfile da tropa do Tiro de Guerra, seguido pelos atiradores, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros, acompanhado de suas viaturas foram algumas das atrações do Desfile Cívico de 7 de Setembro em Amparo (SP). As escolas estaduais, particulares e municipais, Grupo de Escoteiros, SESI e o SEPI (Serviço Espírita de Proteção à Infância) também desfilaram pela Avenida Bernardino de Campos, apresentando os mais diversos temas, entre eles, a paz e o meio ambiente, chamando a atenção do público presente, estimado em mais de 8 mil pessoas.
Em seu pronunciamento o prefeito Luiz Oscar Vitale Jacob falou sobre a recente divulgação que coloca a cidade entre as cem mais desenvolvidas do país, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
O prefeito também falou sobre os importantes desafios que o país vem vivendo e afirmou: “É preciso, mais do que nunca, abrir um diálogo com a sociedade. Desejo poder governar de forma cada vez mais perto, ouvindo os problemas que temos na vivência de nosso cotidiano, mas também ouvindo soluções, para que possamos enfrentá-los juntos”, finalizou.
Durante o desfile não houve registros de manifestações, segundo a Guarda Civil Municipal.
História
No dia 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, localizado na região onde se encontra atualmente o bairro do Ipiranga, em São Paulo, D. Pedro I, então príncipe regente, expressou sua decisão bradando independência ou morte, ato que acabou historicamente conhecido como o episódio do Grito do Ipiranga. Com esse ato simbólico, o longo processo de emancipação política do Brasil chegava ao seu ponto decisivo.