Jacob também falou sobre melhorias para a GCM que estão sendo efetivadas
Na noite de quarta-feira (4/6) o Prefeito de Amparo, Luiz Oscar Vitale Jacob participou das comemorações de 45 anos de fundação da GCM (Guarda Civil Municipal). O evento ocorreu no Paço Municipal Carlos Piffer e contou com autoridades policiais de Amparo, Serra Negra, Socorro, Artur Nogueira, Santo Antonio de Posse e Atibaia.
A GCM fundada em 4 de junho de 1969 começou como Guarda Noturna e foi implantada pelo ex-prefeito João Cintra. Em 1999, o então vereador Jacob enviou o projeto de Lei que mudou a denominação de Guarda Municipal para a atual denominação. Com a modificação, a Prefeitura de Amparo conseguiu viabilizar recursos do Governo Federal.
O Comandante da GCM, Hildo Dorigan contou a história da Guarda nesses 45 anos. Dorigan está há 27 anos na corporação e acompanhou de perto o crescimento da GCM nestes anos. “Hoje, a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (4), projeto de lei que dá às guardas municipais poder de polícia. De autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), o projeto estabelece o estatuto geral das guardas municipais, regulamentando dispositivo da Constituição que prevê a criação de guardas municipais para a proteção de bens, serviços e instalações. Coincidentemente no dia de nossa comemoração”, salientou o Comandante.
Dorigan observou que o Prefeito Jacob determinou investimentos para o crescimento da Guarda. Neste ano, o Executivo deve efetivar 30 novos guardas por Concurso Público, aumentando o efetivo da equipe de rua. Além disso, Jacob determinou o pagamento dos 30% de periculosidade aos GCMs. Por determinação do Chefe do Executivo, os valores de outras administrações também estão sendo repassados.
“No orçamento deste ano, que pela primeira vez, a nossa equipe pôde preparar, determinamos recursos específicos para a Guarda Civil Municipal. Estamos efetivando a compra de novas viaturas e também o aumento de efetivo. Nossos índices diminuíram graças ao trabalho dos Órgãos de Segurança de Amparo. Atualmente, GCM, Polícia Militar e Polícia Civil trabalham em conjunto e só temos que agradecer a esse trabalho”, ressaltou.
No evento que contou a presença dos secretários de Assistência Social e Cidadania, João Augusto de Souza Campos; Esportes, Cultura e Lazer, Antonio Hélio Favoretto; Governo e Planejamento, Carlos Roberto Piffer Filho e Administração, Vicente Mário Martini Auler e dos vereadores Camilo Benedetti, Luis Carlos de Oliveira – Carlitinho, José Ivo Villas Boas – o Biro Biro e Rogério Catanese, foram homenageados amigos, empresas e setores da GCM. Menção honrosa também entregue ao GCM Siqueira, que irá se aposentar, após 42 anos de trabalho na Corporação
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.