A realização de mutirões de mamografia na cidade de Amparo, promovidos pela Prefeitura através da Secretaria de Saúde aumentou em 57% a oferta do exame, se comparado ao mesmo período do ano passado. Com este aumento, foi possível reduzir significativamente a lista de espera na rede municipal de saúde.
O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
No mês mundial de conscientização sobre a doença, conhecido como Outubro Rosa que é promovido pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), a Secretaria de Saúde de Amparo com o olhar para está doença que em 2012 teve uma estimativa de 52.680 casos novos, acha oportuno divulgar informações que expliquem um pouco mais sobre a doença, como sua causa, sintomas, diagnostico, auto exame e tratamento.
Segundo o Inca na maioria dos casos de câncer de mama, não há uma causa específica. Há alguns fatores que estão associados ao aumento do risco de desenvolver a doença. A própria idade é um deles, pois a chance aumenta na medida em que se envelhece. Menarca precoce, menopausa tardia, nuliparidade (não ter filhos), primeiro filho em idade avançada, não amamentação e uso de terapia de reposição hormonal são fatores associados ao risco. Consumo excessivo de álcool, obesidade na pós-menopausa e sedentarismo também. Os fatores hereditários são responsáveis por menos de 10% dos cânceres de mama. O risco é maior quando os parentes acometidos são de primeiro grau (pai, mãe, irmãos, filhos).
A forma mais habitual é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor. Outros sinais e sintomas menos frequentes são edemas semelhantes à casca de laranja, irritação ou irregularidades na pele, dor, inversão ou descamação no mamilo e descarga papilar (saída de secreção pelo mamilo). Podem também surgir nódulos palpáveis na axila. O Inca destaca a importância de que a mulher esteja atenta ao seu corpo e à saúde das mamas. A recomendação é que, diante da observação de qualquer alteração ou mudança nas mamas, busque imediatamente a avaliação de um médico.
Os tratamentos para o câncer de mama resumem-se em clínicos e cirúrgicos. Os cirúrgicos envolvem os tratamentos conservadores, aqueles que preservam a mama como as tumorectomias, quadrantectomias e os radicais - conhecidos como mastectomias.
De maneira geral é importante dizer que hoje, o tratamento é muito individualizado, portanto cada caso será estudado particularmente e receberá um tratamento específico.
É importante saber que auto-exame das mamas, hoje em dia, deve ser chamado de auto-cuidado, e pode ser feito pelo menos uma vez ao mês, preferencialmente no mesmo dia do mês para que as mulheres se familiarizem com suas mamas, mas o câncer de mama tem uma fase em que as lesões são do tipo não-palpáveis , dai a importância da mamografia como rotina após os 40 anos para a detecção da doença e recomenda-se que seja feito pelo menos uma vez por ano .
Campanha de prevenção
Durante o mês de outubro uma parceria entre Unimed e Prefeitura de Amparo realiza a campanha Outubro Rosa com ações de sensibilização que visam alertar a população, principalmente as mulheres, sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, por meio da realização da mamografia anual e do autoexame mensal.
Este ano, as ações de sensibilização nos postos de saúde e empresas da cidade de Amparo tiveram início na segunda quinzena de setembro e acontecerão até o final do mês de outubro, quando a campanha será finalizada com a tradicional caminhada pelo parque linear no dia 27 de outubro (domingo), a partir das 9h, com saída da Praça Pádua Salles. As inscrições serão limitadas a 3 mil pessoas e acontecerão na semana de 14 a 18 de outubro, nos pontos de atendimento Unimed Amparo e postos de saúde da cidade.