A Rádio Cultura Municipal de Amparo comemorou nesta segunda-feira (19), seus 35 anos de criação. A Cultura FM, inaugurada em 1978, na administração do ex-prefeito Carlos Piffer, é a primeira emissora de rádio do Estado de São Paulo e a segunda do Brasil.
Durante o evento realizado com a presença de autoridades, entre eles o prefeito Luiz Oscar Vitale Jacob, a Banda Municipal realizou uma apresentação que foi transmitida ao vivo através da emissora e seus canais de rádio via internet.
Durante sua fala o prefeito parabenizou todos os profissionais que trabalham e também aqueles que já prestaram, de alguma forma, algum serviço para a rádio. Jacob também ressaltou o compromisso da Cultura: “A rádio nos dá a possibilidade de poder levar músicas de alto nível e abrir um canal de diálogo entre prefeitura e população, o que marca a transparência de uma equipe que trabalha voltada para os interesses de seu município e tem a preocupação de prestar contas com sua população”.
Hoje a Rádio Cultura é a emissora mais ouvida da cidade pela internet, de acordo com as estatísticas e medições; no mês de fevereiro deste ano o site da rádio foi acessado 2.325 vezes, contra 88 de outra emissora também da cidade. Na região de Campinas a emissora é a terceira mais ouvida e no Estado de São Paulo, está entre as 30 mais ouvidas. Entre as emissoras públicas, o site da Rádio Cultura foi o mais acessado, ficando à frente de rádios dos Estados Unidos, Japão e Austrália.
A rádio também desenvolve projetos, como o “Auditório Cultura”, onde muitos músicos já iniciaram suas carreiras e lançaram seus trabalhos e o “Som Independente”, que abre espaço para os músicos locais que queiram mostrar seu trabalho. Outro projeto que teve início nesse ano foi a “Cinemateca Municipal”, onde são exibidos clássicos do cinema. A Rádio também conta com o Palco Externo, onde acontecem diversos eventos durante o ano, entre eles, o Festival de Inverno e também um estúdio profissional para a gravação de CDs.
Para finalizar o prefeito destacou a postura ética da emissora e as parcerias com a iniciativa privada e órgãos públicos, entre eles: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rádio MEC do Rio de Janeiro, MG Produções, ABRAVIDEO de Brasília, e também rádios da Holanda, Canadá, França e Alemanha.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.