Representantes da Defesa Civil de Amparo participaram da 1ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil. Foram quatro os eixos temáticos: Gestão integrada de riscos e resposta a desastres; Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil; Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil e Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.
No primeiro dia de trabalho, membros da Sociedade Civil, Conselhos Profissionais e de Políticas Públicas, Comunidade Científica, Poder Público, além de convidados e observadores, reuniram-se para debater e aprovar os princípios e diretrizes relacionados à Proteção e Defesa Civil. Foram discutidos quais seriam as dez diretrizes e os trinta princípios de cada Eixo Temático.
No dia 13, domingo, os delegados eleitos nas conferências intermunicipais e regionais votaram em dois princípios e quatro diretrizes a serem cadastrados e enviados ao Governo Federal, bem como também participaram de uma votação para aprovação dos cem delegados que irão representar o Estado de São Paulo na 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil. Dos 100 delegados, 45 são representantes da Sociedade Civil, trinta e cinco representam o Poder Público e Agentes de Defesa Civil, dez são representantes da Comunidade Científica e os outros dez representam os Conselhos Profissionais e de Políticas Públicas.