Evento acontecerá nos dias 2 e 30 de abril, no auditório do Centro Universitário Amparense - UNIFIA.
O evento tem como objetivo conhecer o Transtorno do Espectro Autista/TEA, que se caracteriza pela presença de um desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e na comunicação, por um repertório de atividades e interesses marcadamente restritos, por dificuldades de flexibilidade de pensamento e de comportamento, que se exibem em comportamentos estereotipados e rígidos, associados a dificuldades na aceitação de alterações de rotinas.
A dificuldade em comunicar que essas crianças apresentam origina a dificuldade em socializar-se, logo é importante proporcionar a essas crianças ambientes de interação, pois, grande parte delas, à medida que interage com os seus pares, adquire e/ou melhora as competências sociais. Na grande maioria das vezes, esse conjunto de características conduz a um isolamento contínuo da criança e da sua família. No entanto, acredita-se que uma inclusão escolar bem-sucedida pode proporcionar a estas crianças oportunidades de convivência com outras da mesma faixa etária, constituindo-se a escola, num espaço de aprendizagem e de desenvolvimento de competências pessoais e sociais. É no contexto das relações sociais que emergem a linguagem, o desenvolvimento cognitivo, o autoconhecimento e o conhecimento do outro. (Fonte: autismoerealidade.org)
A ideia do ciclo de palestras surgiu por meio do desejo de pais e professoras em promover a conscientização sobre o TEA, diminuindo o preconceito e contribuindo para a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva para as pessoas com deficiência e transtorno do desenvolvimento.
O dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Nesta data, use roupa azul e ajude a divulgar informações sobre o autismo.
Agradecemos o apoio da Prefeitura Municipal de Amparo e do Centro Universitário Amparense – UNIFIA e de todos os colaboradores e patrocinadores.
Qualquer informação pelo e-mail: [email protected]
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.