Um projeto apresentado pelo Departamento o Meio Ambiente do SAAE de Amparo foi aprovado pelo governo federal para que o município seja incluído no “Programa Produtor de Água”, da Agência Nacional de Águas – ANA –. A proposta, que tem o título “Mais Água Camanducaia”, foi considerada habilitada para celebrar acordos de cooperação técnica com a ANA. A habilitação da proposta é o primeiro passo para que os produtores rurais sejam incentivados a zelar pelo rio e, em troca, receber recursos para preservar o meio ambiente.
O Programa Produtor de Água é uma iniciativa da ANA, que tem por objetivo reduzir a erosão e o assoreamento dos mananciais nas áreas rurais. O programa, de adesão voluntária, prevê o apoio técnico e financeiro à execução de ações de conservação da água e do solo como, por exemplo, a construção de terraços e bacias de infiltração, a readequação de estradas vicinais, a recuperação e proteção de nascentes, o reflorestamento de áreas de proteção permanente e reserva legal e o saneamento ambiental.
Prevê também o pagamento de incentivos (ou uma espécie de compensação financeira) aos produtores rurais que, comprovadamente, contribuírem para a proteção e recuperação de mananciais, gerando benefícios para a bacia e para a população.
A concessão dos incentivos vai acontecer somente após a implantação, parcial ou total, das ações e práticas conservacionistas previamente contratadas e os valores a serem pagos são calculados de acordo com os seguintes resultados: abatimento da erosão e da sedimentação, redução da poluição difusa e aumento da infiltração de água no solo.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.