Em dezembro, nos dias 1 e 2, durante o 2º Encontro de Turismo – Caminhos da Baixa Mogiana, no Clube de Campo Santa Fé, em Itapira, o Circuito Turístico Itapira-Mogi Mirim, nascido de uma associação entre as Prefeituras dos dois municípios com apoio do SEBRAE, premiou os vencedores do Concurso Cultural de Fotografia “Descobrindo Nossa Cidade”.
O objetivo do concurso é estimular, através da fotografia, o conhecimento sobre as potencialidades turísticas das duas cidades. Os trabalhos deveriam retratar aspectos culturais, arquitetônicos ou naturais, de forma a valorizar os atrativos de Itapira e Mogi-Mirim.
Fabiano Franco, representando a empresa StarVision teve seu trabalho classificado em primeiro lugar com sua foto que mostrava a igreja Sant'Ana, de Eleutério.
Quando o assunto é fotografia, um nome se destaca em nossa cidade. Trata-se do renomado fotográfo do Studio & Galeria e Artes, formado pela Escola Pan Americana de Artes Fotográficas.
André encaminhou email à redação do Portal Cidade de Itapira manifestando a sua indignação com o resultado do concurso que levará o nome de Itapira para o turismo cantado em verso e prosa.
Para Santiago, a foto ganhadora do concurso é uma foto normal, completamente inexpressiva, sem Arte, nem Técnica Fotografica para a finalidade a que ela se propõe. E desabafou: “e o mais triste é que no dia, houve uma grande decepção, mas todos ficaram quietinhos como se não fossem com eles, como se nem conhecessem nossa Itapira”
Para André Santiago, esta foto não deveria ser usada para representar nossa cidade, se assim deseja e espera o deslanche do nosso turismo. Sobre a ganhadora do concurso, uma Igreja Abandonada, questiona: será que a intenção é visitem ITAPIRA antes que ela acabe?
Como bairrista nato, André diz não admitir tamanho desleixo com nossa terrinha. E lança uma dúvida: “será que é por isso que nossa querida Itapira nunca se encontra. Até quando vamos aturar essas irresponsabilidades?
Uma maravilhosa palestrante disse, certa vez, que sem união, sem uma luta e sem qualidade para se encontrar, fica difícil.
André Santiago elegeu a foto vencedora: “foi a de Tiago Rossi, pois tem toda técnica exigida de uma foto de qualidade para um Concurso de Fotografia.
Sobre Fabiano Franco disse: “com certeza ele deve ter fotos com qualidade para vencer um concurso. É um iniciante. Mostra ter um olhar fotográfico apurado. Com certeza vai longe.”
Sobre os julgadores, decretou: “meus pêsames, principalmente depois da maravilhosa palestra da professora.”
Sobre a foto de Mogi-Mirim: “pelo menos mostrava a sua matriz - uma foto que feriu uma das principais regras da fotografia, a linha do horizonte - mas como é um ponto turístico relevante em qualquer cidade do interior e eleva o nome da sua cidade, cumpriu seu objetivo.
Para finalizar, André Santiago lamenta a apatia que tomou conta dos organizadores que se despreocuparam com aspectos básicos da área em que eles se envolveram. E ,sobretudo, pelo desrespeito à nossa terra. Mas salientou: “torço para que esse projeto de turismo caminhe para frente, sem descuidar dos interesses de Itapira.”