Carregando aguarde...
Itapira, 10 de Janeiro de 2025
Notícia
08/03/2016 | Anistia Internacional considera desumano acordo sobre refugiados

A Anistia Internacional (AI) criticou hoje (8) o princípio de acordo entre a União Europeia (UE) e a Turquia para travar o fluxo para a Europa de imigrantes ilegais e refugiados, considerando-o desumano e com ?defeitos morais e legais?. A organização citou em comunicado que a ?preocupação constante? de enviar as pessoas de volta para a Turquia, em vez de ?fazer esforços incondicionais sobre a deslocalização? e oferecer outras formas seguras e legais para elas chegarem à Europa, mostra uma atitude ?alarmante e míope? por parte das autoridades europeias.

Os líderes da UE e da Turquia participam de uma ?negociação isolada dos direitos e da dignidade de algumas das pessoas mais vulneráveis do mundo?, acusou a diretora da AI junto às instituições europeias, Iverna McGowan. As condições do princípio de acordo entre a UE e a Turquia, segundo Iverna, são "perigosamente desumanas" e também "não oferecem solução sustentável a longo prazo" para enfrentar a crise.

A AI disse não acreditar que a Turquia possa ser considerada ?uma nação segura? devido ao tratamento dados aos refugiados?, porque ?já devolveram refugiados à Síria? e o país ?não conta com um sistema de asilo em pleno funcionamento?.

?Muitos refugiados na Turquia vivem em condições terríveis, sem uma casa adequada e centenas de milhares de crianças refugiadas não podem ter uma educação formal?, afirmou a diretora. A AI qualificou a proposta como uma burla à obrigação da UE de proporcionar acesso ao asilo nas suas fronteiras, manifestando que qualquer sistema de retorno que não se baseie no princípio do direito individual a um procedimento de asilo justo é ?muito problemático?.

A organização também alertou que, com o encerramento da rota dos Balcãs Ocidentais, milhares de pessoas estão sendo "deixadas no frio" e que não há um plano claro sobre como lidar com "as necessidades humanitárias urgentes e os direitos à proteção internacional" dessas pessoas.

No que diz respeito aos requerentes de asilo que não são da Síria, a Anistia Internacional disse que não ficou claro como serão garantidos os seus direitos no contexto de um possível sistema de retorno em grande escala.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2016-03/anistia-internacional-considera-desumano-acordo-sobre-refugiados

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1345 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções