O governador Geraldo Alckmin abriu nesta segunda-feira, 27, as comemorações dos 120 anos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Na comemoração do aniversário, o governador assinou resoluções e decretos que beneficiam a atividade agropecuária do estado. Veja aqui quais são as medidas.
Além da abertura oficial das festividades em alusão à data e do anúncio dos benefícios, haverá diversos outros eventos, nos quais os organismos ligados à Secretaria vão expor ao setor e ao público suas contribuições para o desenvolvimento econômico e social do País.
"Nós vamos comemorar apoiando muito nossos institutos; restauração completa do Instituto Agronômico de Campinas, do Instituto Biológico de São Paulo, o Museu da Pesca já está ficando pronto em Santos, (além de) apoio ao produtor rural com estradas vicinais, pontes metálicas, Programa Melhor Caminho, Vigilância Sanitária", anunciou Alckmin. O governador ainda destacou a ampliação de financiamento por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), os investimentos realizados em capacitação humana e o aumento concedido a pesquisadores e servidores da pasta.
A comemoração também foi marcada pela apresentação de um vídeo institucional e homenagens a ex-secretários. Personalidades e profissionais do agronegócio de diversos Estados da Federação também estiveram presente ao evento.
Outro grande destaque do evento foi o lançamento de um selo personalizado e carimbo comemorativo, confeccionado pelo Ministério das Comunicações e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Assim, as correspondências enviadas pela pasta ao longo do ano receberão o selo personalizado e o carimbo comemorativo. Eles ficarão à disposição dos Correios sendo utilizados, preferencialmente, nas correspondências da instituição homenageada e dos clientes que postarem correspondências seladas naquela unidade.
"A utilização desses selos e carimbos especialmente produzidos para a comemoração de uma data representam a importância de determinado fato histórico. Além disso, existe toda uma simbologia em torno deles, porque eternizam costumes, cultura, tradição. Como o trabalho da Secretaria é parte do cotidiano das pessoas, trata-se de uma ocasião festiva não só para o agronegócio, mas para toda a sociedade", destacou a secretária Mônika Bergamaschi.
Bosque dos 120 anos
Um bosque com 120 árvores de espécies nativas do Estado será plantado como representação simbólica dos anos de contribuição da Secretaria de Agricultura e Abastecimento ao desenvolvimento do agronegócio paulista. O Bosque será composto por 120 árvores de espécies nativas do Estado de São Paulo e contribuirá para a restauração da flora e fauna do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, que representa um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica. Neste Bosque serão plantadas mudas de Araçá, Ipês Amarelo e Roxo, Cedro Rosa, Pau D´Álho, Pitanga, entre outras espécies exuberantes da flora paulista. As mudas foram fornecidas pelo Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, CATI, que no ano de 2011 produziu cerca de um milhão e cem mil mudas destinadas aos produtores rurais.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.