Uma ação conjunta Secretaria de Saúde, através do Serviço de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Secretaria de Defesa Social, através da Guarda Municipal, vai intensificar a captura de animais de grande porte soltos em espaços públicos de Itapira. A ação começa no dia 20, quarta-feira, e tem como base legal a Lei 4042, de 2007.O objetivo é evitar os riscos que a soltura de animais como cavalos, mulas e outros trazem à segurança da população itapirense, especialmente no tocante ao trânsito e à saúde.
Todos os animais apreendidos na ação serão encaminhados à área do Hotel Fazenda Esperança, onde ficarão sob cuidados da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente até a sua liberação ou a sua venda através de leilão. Os proprietários dos animais terão até sete dias corridos para fazer sua liberação, pagando a taxa de apreensão no valor de R$ 76,82 e as diárias, correspondentes a R$ 23,11 cada uma. Após o sétimo dia, poderá ser feito o leilão dos animais.
Para desencadear a ação, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente encaminhou ao Serviço de Controle de Zoonoses um caminhão adequado para o transporte dos animais. A Guarda Municipal dará acompanhamento e apoio quando necessário. Segundo o Serviço de Zoonoses, o número de animais soltos nas ruas já justifica a ação, uma vez que muitos são vetores de doenças que podem contaminar as pessoas, além de transportar também parasitas como carrapatos e sarna. Além disso, o próprio descuido com os animais gera problemas no trânsito da cidade.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.