A direção da entidade Jovem em Ação mobilizou nesta semana parte de seu efetivo de aprendizes para apoiar a realização de pelo menos três eventos comunitários bancados pela Prefeitura, a Corrida e Caminhada das Estações – etapa da Primavera, Semana do Trânsito e Tarde Festiva da Melhor Idade. Conforme explicou a psicóloga Eliseia Stringuetti Lamari, foram mobilizados pelo menos uma centena de aprendizes dos quadros da instituição para auxiliar nestes três eventos.
Na Corrida e Caminhada, evento patrocinado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, os aprendizes ajudaram no processo de hidratação dos participantes, ficando em pontos estratégicos distribuindo copos de água. Foram mobilizados cerca de 12 meninos e meninos.
Pelo menos outros 16 foram convocados nesta semana para ajudar no processo de realização da Semana do Trânsito, promovida numa parceria entre as Secretarias de Defesa Social e Educação. Eles auxiliaram na distribuição o material de divulgação da campanha pelas ruas da cidade.
Coroando este esforço coletivo, na tarde de quarta-feira, 24, pelo menos 100 aprendizes que realizam processo de capacitação para ingresso no mercado de trabalho, ajudaram no acolhimento de um público estimado em aproximadamente 200 idosos que foram participar da Tarde Festiva, evento tradicionalmente realizado na sede da entidade, no espaço da antiga Estação Ferroviária há pelo menos 15 anos. Eliseia destacou que no caso desta última atividade os jovens têm uma excelente oportunidade de fazer um intercâmbio muito rico em termos de relacionamento fraterno e humano com pessoas idosas. “Entendemos que este vínculo com o pessoal da terceira idade é muito importante no processo de formação dos nossos aprendizes exatamente por permitir um tipo de relacionamento, o qual, muitas vezes eles encontram no dia a dia com seus próprios familiares. É importante estimular este convívio”, ressaltou.
Estágio
Este tipo de participação acabasendo revertido como horas de estágio dentro da grade curricular de seu processo de formação dos aprendizes. “Estimulamos estas atividades extra-curriculares como forma de ampliar o horizonte de conhecimento de vida dos nossos aprendizes”. Ainda de acordo com a representante do Jovem em Ação, a entidade colabora também atendendo pedidos da comunidade de uma forma geral, quando existe o entendimento de que a atividade requerida acarreta algo de positivo no processo de formação dos aprendizes. “Algumas empresas da cidade também costumam requisitar nossa ajuda quanto da realização de eventos de aspecto comunitário”, finalizou Eliseia.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.